Como atuamos

Atendimento


O Clube da Comunidade Tide Setubal e o Galpão de Cultura e Cidadania são pontos de referência do trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista. Os dois espaços, gestados de forma compartilhada com organizações locais, oferecem um leque de atividades para crianças, adolescentes e jovens por meio do trabalho desenvolvido pelos Núcleos: Ação Família, Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, Arteculturação, Qualidade de Vida, Mundo Jovem e Clube Escola. Comunicação comunitária, música, teatro, esportes, dança, capoeira, cidadania, qualidade de vida, entre outros temas e linguagens nascem em atividades de atendimento, que embasam metodologias para contribuir com a redução da vulnerabilidade dos jovens da localidade também em outros espaços do território.

As questões presentes na realidade local perpassam os diferentes núcleos na perspectiva de desenvolver atores participativos e mobilizados para a mudança de suas realidades. Encontros com familiares e uma programação cultural e de eventos esportivos abertos e gratuitos para a comunidade também estão no desenho da proposta pedagógica de acolhimento e convivência. O atendimento inclui, ainda, a articulação com as redes de proteção local para encaminhamento de crianças, jovens e famílias em maior vulnerabilidade.

Compartilhar e apoiar a construção pedagógica em outros espaços é outro princípio do atendimento, que, em diferentes momentos, constrói ou renova metodologias com parceiros locais, multiplicando as ofertas no território.