Como atuamos

Atendimento direto (nas áreas de esportes, cultura, juventude, comunicação, família)

Ao chegar ao território de São Miguel Paulista, a Fundação Tide Setubal não optou pela construção de uma sede própria. A ideia para começar os trabalhos era estabelecer parcerias. A primeira delas aconteceu com a Secretaria Municipal de Esportes, para atuação no Clube da Comunidade Tide Setubal, espaço público que foi completamente restaurado pela Fundação com reformas na estrutura e na programação oferecida à comunidade, com a realização de atividades esportivas e culturais, realizadas em parceria com a Associação Recreativa Brasil.

A segunda ação foi a construção do Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna. O espaço oferece atividades culturais e educacionais para crianças, jovens e para as famílias, além de acesso a um acervo de mais de 7 mil livros no Ponto de Leitura Jardim Lapenna, parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Bibliotecas. Lá está também a Oficina Escola de Culinária, que realiza cursos com foco no apoio ao empreendedorismo local.

Além de realizar ações de atendimento direto, estar no território é também um meio para a construção de vínculos e de legitimidade institucional. É a presença física nas comunidades que permite o diálogo com os atores locais. O pressuposto do fazer com, presente nas ações da Fundação, se efetiva a partir do contato, do convívio, do cotidiano. As questões presentes na realidade local perpassam as diferentes ações e retroalimentam metodologias, que também apoiam a construção pedagógica em outros espaços, multiplicando as ofertas no território.

Clique e conheça mais sobre cada programa: