Como atuamos

Conhecimento

Para a Fundação, gerar conhecimento com base na sua atuação em periferias urbanas sempre foi um de seus grandes patrimônios. Desde o início de suas atividades, desenvolve e sistematiza metodologias, constantemente aprimoradas por análises, estudos e pesquisas, transformando-as em artigos, textos para discussão e publicações.

Neste novo momento, a produção de conhecimento se fortalece e será ampliada por meio da articulação e do fomento de uma rede de pesquisadores que possam levantar questões para subsidiar ações no enfrentamento dos desafios das desigualdades em territórios vulneráveis e fortalecer o debate público em torno desses temas. A difusão e transferência desse conhecimento, a partir de debates, encontros, publicações e artigos sobre os temas investigados, será outra estratégia. Além de embasarem ações nos territórios, as pesquisas devem servir para a influência e defesa de ações macropolíticas, buscando, assim, dar escala às soluções que buscam a equidade nos grandes centros urbanos.

Conheça algumas das nossas publicações abaixo.

Para ver todas as nossas publicações, clique aqui.

Juventude

EduComunicação em Movimento

Baseado na experiência de educomunicação do Núcleo de Comunicação São Miguel no Ar, esta publicação traz a história do projeto e sua trajetória, além de manuais de TV e Rádio de Rua, Blog e Jornal Comunitário. Educomunicação em Movimento é um livro para o jovem, o professor, o coordenador ou o educador de uma ONG que desejam trabalhara educação e a comunicação em suas instituições.

EduComunicação em Movimento

Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens

Escolher uma profissão, na adolescência, parece uma missão quase impossível. Se você acorda querendo tocar em uma banda, almoça pensando em trabalhar com informática e, ao deitar, já acha que o negócio é ser funcionário público, saiba que você não é o único!

Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens

Mundo Jovem - desafios e possibilidades uma proposta de trabalho com adolescentes

Voltado para educadores (professores, psicólogos e profissionais de ONGs, postos de saúde, bibliotecas etc.) que atuam com jovens e procuram desenvolver um trabalho consistente através de oficinas temáticas que discutem assuntos relacionados ao universo adolescente.

Mundo Jovem - Adolescentes

Este livro foi criado com a intenção de ajudar você a atravessar essa fase da melhor maneira
possível. Nele, você vai encontrar diversas informações de seu interesse, organizadas em
módulos temáticos: Identidade e diversidade,Corpo, Sexualidade, Família, Drogas, Trabalho
e profissão e Cidadania.

Mundo Jovem - Adolescentes

Famílias e territórios

Família, escola e território vulnerável

Alinhada às diretrizes de fortalecimento das instituições e agentes locais e sistematização do conhecimento, a Fundação Tide Setubal, em parceria com o Cenpec, lançou em 2013 a publicação Família, Escola, Território Vulnerável, fruto do estudo Esforços Educativos das Mães em um Território de Alta Vulnerabilidade.

A publicação busca contribuir para a valorização do papel das famílias, particularmente das mães, em sua luta cotidiana para oferecer melhores oportunidades aos filhos. A pesquisa realizada em São Miguel Paulista contou com apoio da Fapesp e a parceria do Itaú Social e Unicef.

Família, escola e território vulnerável

Famílias e Conexões Territoriais: uma experiência no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo

Há nove anos em execução na zona leste de São Paulo, o Projeto ção Família busca fortalecer as famílias por meio de conteúdos e vivências para o desenvolvimento de novas competências pessoais e relacionais, ampliando seus conhecimentos e seu capital social e, assim, melhorar a qualidade de vida dos participantes ao facilitar o acesso aos serviços públicos, estimular a maior participação. Essa publicação conta o percurso desse trabalho.

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas

Volume 1 do guia de orientação e metodologia das reuniões socioeducativas, intervenções centrais do Programa Ação Família, com atividades práticas sobre cinco eixos: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. A publicação do Guia acompanha o relato da experiência do Programa Ação Família no livro Famílias e Conexões Territoriais, visando assim sua disseminação em outras comunidades.
Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas - volume 2

Volume 2 do guia de orientação e metodologia das reuniões socioeducativas, intervenções centrais do Programa Ação Família, com atividades práticas sobre cinco eixos: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. A publicação do Guia acompanha o relato da experiência do Programa Ação Família no livro Famílias e Conexões Territoriais, visando assim sua disseminação em outras comunidades.

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas - volume 2

Investimento social privado

Investimento a favor da Inclusão - Equidade para mulheres e meninas

Em 2013, o Gife e o Instituto Walmart lançaram a publicação Investimento a favor da Inclusão – Equidade para mulheres e meninas. Entre as experiências brasileiras apresentadas, está o artigo Fundação Tide Setubal, Gênero como Tema Transversal com a experiência do Programa Ação Família e Mundo Jovem.

Investimento a favor da Inclusão - Equidade para mulheres e meninas

Investimento Social Independente para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil

Criada pelo Gife, em parceria com a Fundação Ford, esta publicação apresenta um conjunto de reflexões sobre a relevância das variadas formas de investimento social independente no apoio às organizações da sociedade civil (OSCs) no Brasil. O argumento principal defendido neste livro é o de que esses atores não governamentais e não corporativos da sociedade civil são pilares importantes de sustentabilidade das OSCs e também vetores de aprofudamento da qualidade e da efetividade da democracia.

Contribuir para o fortalecimento das instituições locais é uma linha de atuação para contribuir com o desenvolvimento local sustentável de São Miguel Paulista, missão da Fundação Tide Setubal na comunidade onde atua desde 2006. No artigo A Fundação Tide Setubal e o trabalho de desenvolvimento sustentável em São Miguel Paulista, apresentamos as diferentes experiências de apoio e parceria com as organizações locais.

Private Social Investment in Gender (versão em inglês Investimento à favor da Inclusão)