Como atuamos

Apoio à organizações locais

A Fundação acredita na soma de ações para a transformação da realidade local, por isso sempre buscou parceiros para suas atividades. No mapa de São Miguel, existem diferentes organizações e movimentos, que se conectadas se tornam mais fortes e podem impulsionar a construção de uma rede, que possa não só atender a comunidade como também se mobilizar por políticas públicas na localidade.

São organizações que realizam diferentes trabalhos nas áreas de cultura, saúde, geração de renda, esportes, entre outros temas. Estão ligadas a história da região e tem na sua equipe pessoas que ali nasceram e lutam por mudanças na região há muitos anos. É perceptível o desafio diário dessas organizações para mobilizar recursos e para aprimorar sua gestão e sua forma de atuação.

Ao observar esse cenário, a Fundação Tide Setubal criou propostas que possam apoiar e fortalecer institucionalmente essas organizações, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.  A formação foi um dos caminhos adotados e, desde 2010, 39 organizações foram selecionadas por meio de edital para ampliar seu repertório de atuação.

Com equipes e orçamentos reduzidos, a mobilização de recursos e o aprimoramento da gestão estão entre os desafios dessas organizações. O primeiro edital atuou com esse foco e selecionou a Associação Poder Negro, Associação Recreativa Brasil do Jardim Miragaia, Instituto União Kerallux, Associação Nova União da Arte, SALUS - Associação para a Saúde.

Em 2011, 15 organizações participaram da segunda edição que abordou a parte teórica e prática da criação de um plano de gestão. O curso foi realizado em parceria com a FICAS, que ao lado da Fundação atuou no trabalho com as organizações da localidade. Instituto União Keralux, União Comunitária de Mulheres do Jardim Nair, Associação Casa do Deficiente de Ermelino Matarazzo, Associação Camélias de Desenvolvimento e Valorização Humana, IPEDESH, Instituto Nova União da Arte, Projeto Esperança de São Miguel Paulista, IBRADESC, Grupo de Estudos e Ações Sociais,Associação Liga Leste das Escolas de Esportes e o Núcleo Reabilitar de Atenção Biopsicossocial, Grêmio Recreativo Cultural Social Bloco de Samba Vamo q Vamo, Associação Cultural, Educacional D. Projeto Acreditar, Associação Amigos de Bairros da Cidade Nova São Miguel, Ação Beneficente Santa Luzia, ACALEO - Ação Cultural Afro Leste Organizada.

No ano seguinte, o edital selecionou organizações interessadas no aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Ação Comunitária São José Operário, Associação Brasileira de Educação e Cultura – ABEC, Associação Liga Leste das Escolas de Esportes e o Núcleo Reabilitar de Atenção Biopsicossocial, Associação Nova União da Arte, Associação Cultural, Educacional D. Projeto Acreditar, SEPAS - Sociedade de Ensino profissional de Assistência Social,União Cidade Líder Pró Melhoramento do Bairro, Grêmio Recreativo Cultural Social Bloco de Samba Vamo q Vamo, Pombas Urbanas integraram o grupo

O mesmo tema orientou as ações de formação em 2013, que ampliou o seu público incluindo os educandos com o programa Jovens Pesquisadores, que estudaram desafios e potencialidades do território nos quais as organizações estão inseridos.