Como atuamos

Encontro de Cultura Caipira


Já é tradição. Quando chega o mês de junho, a comunidade marca presença em um grande arraial com apresentação das mais diferentes expressões dos tradicionais festejos do interior. A cada edição, o Encontro de Cultura Caipira, no CDC Tide Setubal, e a Festa Junina do Galpão de Cultura e Cidadania procuram lançar um olhar para cultura caipira e pensar na relação cidade-campo, ao incluir manifestações tradicionais do interior e releituras dessas expressões por grupos urbanos, contemplando assim diferentes dimensões da cultura brasileira.

Congadas, maracatu, grupos de catira, dança de fita, samba rural e forró, entre outras expressões integram a programação e animam o público que participa do arrasta pé. Já passaram pelo Encontro os grupos: Samba de Pirapora, Trio Rastapé Flor de Muçambê, Grupo de Catira de Suzano, Orquestra Sanfonica, Grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição, Banda Semente Africana/Família da Nova e Grupo Cultural Itapoá - Dança das Fitas de Ubatuba, Orquestra de Viola de entre outros.

Barracas de comidas típicas como pamonha, cuscuz, tapiocas, baião de dois, tapioca e muitos outros pratos e de jogos e brincadeira como pescaria e argola para as crianças completam a programação. No CDC há ainda uma atração especial: uma genuína Casa Caipira, construída em taipa, no meio do pátio do CDC e mobiliada com cadeiras, mesa, cama e utensílios que remetem à vida passada no campo.

Confira a trajetória desse encontro que é tradição na região

Encontro de Cultura Caipira 2015

Encontro de Cultura Caipira 2014

Encontro de Cultiura Caipira 2013

Encontro de Cultura Caipira 2012

Encontro de Cultura Caipira 2011

Encontro de Cultura Caipira 2010

Encontro de Cultura Caipira 2009