Como atuamos

Festival do Livro e da Literatura

Informar, conhecer, descobrir, sonhar.  Ao abrir um livro, é possível conjugar qualquer um desses verbos. A literatura é companheira, conta histórias, traz novos conhecimentos. É um passaporte para ser e para estar no mundo.Estimular e democratizar o acesso à leitura, com atividades capazes de aproximar o público dos livros é o propósito do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. A região tem um dos piores índices* de livros disponíveis para o público adulto da cidade de São Paulo: 0,44 por habitante, na faixa etária acima de 15 anos, quando o recomendado pela Unesco fica em, no mínimo, dois por habitante.

Inicialmente realizado como Feira do Livro no Clube da Comunidade Tide Setubal, o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista ganhou as ruas no bairro em 2010. Desde então, nos três dias de festa, as árvores amanhecem carregadas de frutos literários, livros doados que podem ser “colhidos” pela comunidade. Praças, ruas, pontos de ônibus e escolas somam mais de 20 pontos no mapa do evento, que são tomados por uma programação com contações de história, intervenções artísticas, saraus, conversas com autor, cortejos literários, oficinas de criação literária, mediações de leitura, ônibus biblioteca, programas de rádio de rua.

Professores, educadores, alunos, bibliotecários, coletivos culturais, organizações locais e universidades se unem à Fundação Tide Setubal para fazer desses três dias um grande encontro com a literatura. O evento reúne cerca de 10 mil pessoas por edição e já levou a São Miguel autores como: Caco Barcelos, Juca Kfouri, Ivana Arruda Leite, Pedro Bandeira, Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Fabricio Carpijenar, entre outros.

Leia mais sobre as diferentes edições do Festival do Livro

Festival do Livro e da Literatura 2015