Como atuamos

Fortalecimento institucional

O trabalho em parceria com as organizações de São Miguel Paulista é um princípio no percurso da Fundação Tide Setubal. Na sua trajetória, a aproximação, a escuta e as realizações em rede com organizações não governamentais, associações, escolas públicas e universidades revelaram a importância dada aos saberes e às realizações dessas instituições na localidade, mas também mostraram os desafios da falta de investimento na região e a necessidade de recursos e de aprimoramento técnico.

Nesse contexto, a Fundação realiza ações de fortalecimento que são, em sua maioria, de caráter formativo. Na perspectiva do desenvolvimento local, na qual a educação é um dos elementos da transformação social, a Fundação estabelece parcerias com as escolas públicas da região. De forma integrada ao dia a dia da escola, as atividades desenvolvidas a partir de metodologias que nascem das experiências no território, as formações visam estimular novas práticas educativas, construídas conjuntamente e apropriadas ao ambiente e às demandas específicas de cada parceiro.

A formação de lideranças e de educadores de organizações não governamentais também é considerada no escopo do fortalecimento em relação a questões técnicas e metodológicas, bem como gestão e sustentabilidade.

Sob a mesma perspectiva, mas direcionados aos pequenos empreendedores que contribuem para a economia da região, os negócios selecionados pelo edital do Fundo Zona Leste Sustentável recebem apoio financeiro e passam por cursos sobre orçamento, marketing e plano de negócios.

Clique e conheça mais sobre cada programa: