Como atuamos

Fórum de Moradores do Jd. Lapenna


O Fórum de Moradores do Jardim Lapenna, realizado no Galpão de Cultura e Cidadania, se estabelece há quatro anos. Nesse percurso, o encontro de moradores, lideranças locais e organizações da sociedade civil conquistou uma unidade básica de saúde com atendimento do Programa Saúde da Família, a construção do CEI Jardim Lapenna e o coletor tronco, fundamental para o saneamento básico da região.

Existem motivos para comemorar, mas o desafio constante dos encontros mensais está na compreensão de que diante das ausências, a potência está na participação dos moradores, que precisa ir além da resolução do problema da sua rua ou do seu quarteirão. O processo de mudança deve ser coletivo e contínuo.

A criação do “ajuntório” foi uma das alternativas inseridas nesse exercício de participação com o objetivo de instrumentalizar a comunidade, incentivando apropriação e empoderamento. Antes do encontro mensal, moradores e especialistas na pauta atual do Fórum se encontram para preparar a reunião e elaboram, conjuntamente, ofícios a serem encaminhados ao poder público.

Jovens do Projeto Intermídia Cidadã, formados pelo Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, se uniram ao grupo e produzem peças de comunicação educativas, como vídeos explicativos, não só para convocar as vontades do público, mas também para traduzir de forma didática questões que vão do funcionamento da cidade ao acompanhamento das ações governamentais.