Como atuamos

Fundo Zona Leste Sustentável


O Fundo Zona Leste Sustentável é uma iniciativa pioneira que visa estimular o surgimento de empreendimentos inovadores, além de canalizar recursos de pessoas físicas e jurídicas da região, para aplicá-los em iniciativas que possam gerar negócios locais sustentáveis e socialmente inclusivos. Busca ainda, ampliar o alcance e a sinergia das ações executadas por diversas organizações por meio da articulação institucional e cooperação entre diversos atores. O Fundo Zona Leste Sustentável conta com a participação de lideranças locais, poder público e iniciativa privada em suas instâncias de gestão e atua dentro da região denominada Zona Leste II, que reúne as subprefeituras de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarrazo, Guainases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel. 

A gestão do Fundo é realizada pelos comitês Financeiro e Programático. Os dois grupos são formados por especialistas em desenvolvimento local, representantes do poder público, investidores e lideranças. Os comitês atuam de forma independente e, anualmente, decidem em conjunto o valor a ser aplicado no apoio aos projetos. O Comitê Programático é responsável pela coordenação técnica do edital.  Ou seja, os especialistas elaboram e determinam os critérios que nortearão a seleção de projetos. 

Atualmente 12 instituições formam o comitê programático, são elas: Associação Comercial de São Paulo (Distrital SMP), EACH/USP Leste, Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Instituto Alana, Instituto Ethos, Sebrae, Senac Itaquera, Subprefeitura de São Miguel Paulista, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Sacha Arcanjo (Oficina Cultural Luiz Gonzaga) Padre Ticão (Paróquia São Francisco), Universidade Cruzeiro do Sul. 

Com um edital anual de seleção, o Fundo oferece apoio técnico, com formações e acompanhamento, e investimento financeiro para o bom desempenho dos negócios. Foca em ações que favoreçam a integração e obtenção da sinergia nas iniciativas de desenvolvimento local promovidas por seus parceiros.Criado em 2010 , o Fundo Zona Leste Sustentável realizou três edições de seu edital anual com investimento de cerca de R$ 710 mil em 27 empreendimentos de  diferentes áreas como sustentabilidade, alimentação, confecção, vestuário e acessórios de moda, informática, comunidade e marketing. Em 2014, o Fundo institui sua personalidade jurídica como associação, tendo a Fundação Tide Setubal e o Instituto Alana como entidades fundadoras.

Para saber mais, acesse www.zlsustenta.org.br