Mobilização da comunidade leva PSF ao Jardim Lapenna

7 de julho de 2010

Fonte: Blog Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, esse foi o ditado lembrado por Padre Ticão para definir todo o processo de conquista do posto de saúde que atenderá o Jardim Lapenna e a Vila Nair.

Há quase vinte anos a comunidade desta região luta para conseguir um direito básico: fácil acesso à saúde pública. Foram várias reuniões, todo mês, com os moradores e com o apoio de pessoas que se importam com esta comunidade, como o Padre Ticão e o Sebastião Soares, popular Tião, Coordenador de Cultura e Relações institucionais da Fundação Tide Setubal.

Em reunião no dia 5 de julho, com cerca de 120 moradores, na Secretaria da Saúde, o momento esperado chegou: será construído o Posto de Saúde e implantado o Programa Saúde da Família.

“Fiquei realmente animado com a reunião na Secretaria porque a Coordenadora da Atenção Básica, Edjane Brito, foi enfática quando perguntamos quando o posto irá funcionar, respondeu ‘vamos fazer funcionar já’, então acredito que agora seja somente o tempo do processo burocrático, como uma casa para alugarmos provisoriamente até a construção do posto”, conta Padre Ticão.

Em outra reunião, dia 6 de julho, no Galpão de Cultura e Cidadania, moradores puderam tirar dúvidas e esclarecer os futuros procedimentos com a Coordenadora da Atenção Básica. Segundo ela, duas equipes serão implantadas para atender especialmente ao Jardim Lapenna. “Por enquanto os moradores serão atendidos por essa equipe e encaminhados as Unidades Básicas de Saúde da Vila Jacuí e União de Vila Nova, mas somente até instalarmos um posto aqui”, explica Edjane Brito.

Apesar da garantia da implantação do Posto de Saúde no Jardim Lapenna expressa pela equipe da Secretaria da Saúde, os moradores presentes na reunião se mostraram desconfiados. “Eu não quero desconfiar, é melhor acreditar mesmo, mas é que já são vinte anos insistindo nessa causa…”, diz uma moradora no meio da reunião à Coordenadora de Atenção Básica.

Para uma pré-inauguração do Programa Saúde da Família, no final do mês acontecerá o Mutirão para Papa-Nicolau no Galpão de Cultura e Cidadania, envolvendo os dois postos que atendem atualmente o Jardim Lapenna e em conjunto com o projeto Sambão da Saúde.

Sem prazos ainda definidos sobre o Posto, os moradores continuarão com as reuniões para garantir todos seus direitos como cidadãos. “É uma luta permanente, afinal a idéia da democracia participativa é algo sem fim. Temos que garantir não só a construção do posto, mas a qualidade e manutenção dos serviços, além de outras prioridades, como educação”, afirma Tião Soares.

Que o ditado que iniciou essa reportagem sirva de motivação, afinal uma comunidade unida é sinônimo de poder. Poder de transformação, construção, reconhecimento e valorização de seus direitos.