Como atuamos

Programação Cultural

Alinhada a perspectiva da cultura como elemento fundamental do desenvolvimento local sustentável, a Fundação Tide Setubal busca valorizar o patrimônio material e imaterial do território, inserir São Miguel no circuito cultural da cidade, abrir espaços de reflexão sobre as políticas públicas nesta área.

São Miguel conta com um amplo patrimônio cultural com a capela de São Miguel Arcanjo, a mais antiga da cidade, a presença das colônias árabe, japonesa e portuguesa com suas associações repleta de ações de preservação de sua história. O nordeste se faz presente com temperos, músicas e costumes, trazidos pelos primeiros moradores da região. No contraponto desse patrimônio, existe a ausência de espaços públicos e de incentivo as produções locais. A região conta com um único centro cultural, e não há cinema e nem teatro. Em 2010, dados do Observatório Cidadão do Nossa São Paulo apontam que apenas 1,72% dos equipamentos culturais públicos localizam-se em São Miguel

Dentro desse contexto, a Fundação Tide Setubal realiza ,durante todo o ano, no Galpão de Cultura e Cidadania, no Clube da Comunidade Tide Setubal e nas ruas e praças do bairro uma programação cultural que perpassa música, tradições populares, cultura hip hop e literatura. Saraus, sessões de cinema, contações de história, além dos tradicionais Encontro de Hip Hop Encontro de Cultura Caipira e o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista compõem uma agenda que busca ampliar as ofertas para os moradores da região.

Ano a ano, essas ações se fortalecem por meio de parcerias com coletivos culturais, escolas, instituições e artistas locais, que se integram na elaboração de diferentes atividades, e se mobilizam ainda para levar ao poder público as demandas da localidade.