Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Territórios Clínicos

O projeto Territórios Clínicos visa desenvolver e fomentar propostas que promovam a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental nos diversos territórios periféricos, sobretudo em âmbito psicanalítico, como forma de democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico.

Sendo assim, a atuação do Territórios Clínicos é pautada por cinco princípios norteadores:

  • Ampliar a atuação, o diálogo e o alcance da psicanálise e do cuidado com a saúde mental nas políticas públicas;
  • Descentralizar e democratizar o acesso da população ao atendimento psicológico e/ou psicanalítico seja ele individual, grupal ou como dispositivo de elaboração psíquica.;
  • Apoiar formação de profissionais da saúde mental, sobretudo quem enfrenta dificuldades socioespaciais, periféricas e raciais;
  • Incentivar pesquisas no campo de saúde mental que incidam e dialoguem com o território, as periferias, as questões de raça e de gênero;
  • Apontar a importância do investimento e do trabalho no campo da saúde mental, ao trazer esse tema para o debate em diferentes espaços.

Desse modo, o trabalho do projeto Territórios Clínicos abrange o mapeamento de projetos, iniciativas e coletivos que prestam atendimento psicanalítico à comunidade.

 

O fomento

O projeto Territórios Clínicos conta também com uma linha de fomento por meio da qual são apoiados projetos, pesquisas teóricas, grupos, iniciativas e coletivos dos diversos territórios atuantes no campo da saúde mental.

Na primeira chamada do edital, no biênio 2021/2022, o convite para as organizações ocorreu por meio de carta-convite. Confira as sete organizações apoiadas na primeira edição.

Além disso, a edição 2023 do Edital Territórios Clínicos, cujas inscrições estão abertas de 14 de agosto a 14 de setembro, selecionará dez organizações atuantes na circulação e na democratização do acesso à saúde mental no Estado de São Paulo. Assim sendo, cada uma receberá apoio de R$ 150 mil relativo ao período de dois anos. Saiba mais detalhes na página do processo deste ano.

 

Mapeamento

Finalmente, o projeto Territórios Clínicos realizou, entre julho e agosto de 2021, um levantamento de organizações que oferecem formação, supervisão, consultoria e atendimento clínico psicanalítico e/ou psicológico abertos à comunidade, para além da rede SUS. O objetivo é compreender a oferta vigente na cidade de São Paulo de serviços com esses perfis. O objetivo é funcionar como fonte de informação para trabalhadores da saúde mental, agentes do investimento social privado e pesquisadores. além disso, a meta é facilitar o acesso da população a estes espaços.

Confira a ação na página do mapeamento.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.