Notícias

São Miguel terá fundo comunitário para desenvolvimento local


19/01/2010

A Fundação Tide Setubal lançará, em 2010, o Fundo Comunitário de Investimento Social. Trata-se de um fundo patrimonial, voltado ao desenvolvimento da região de São Miguel Paulista, onde a Fundação atua.
Um dos destaques deste novo mecanismo é receber aportes da iniciativa privada, do poder público e da própria comunidade, ou seja, poderão doar recursos desde um pequeno comerciante local, uma empresa interessada em fazer investimento social privado na região, até um estudante. Os recursos do Fundo serão utilizados para financiar iniciativas produtivas que possam gerar opções de trabalho e renda socialmente mais justas e ambientalmente sustentáveis naquela região.

Vínculo com o território e desenvolvimento local

Este fundo difere de outros na medida em que tem um cunho territorial e não temático e prevê a participação de representantes da comunidade local em suas instâncias de gestão, reforçando sua independência e transparência . “Ele não está restrito a um tema, como meio ambiente ou educação, por exemplo, ou a um tipo determinado de programa, como a proteção de um animal específico”, explica Gabriel Ligabue, consultor da Fundação Tide Setubal, responsável por desenhar os detalhes de funcionamento.

O Fundo será gerido por meio de dois comitês, o financeiro e o programático. O comitê programático, composto por lideranças locais, representantes dos investidores e técnicos especialistas coordenará o processo de seleção de projetos, que deverá ocorrer anualmente, por meio de editais. A gestão financeira dos recursos ficará a cargo de uma organização independente, a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), entidade ligada à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O contrato com a Fundep já foi assinado. A Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) e o SEBRAE serão responsáveis pelo apoio tecnológico dos projetos, com formação e monitoramento dos grupos selecionados nos editais.

Desenvolvimento local

A idéia do fundo foi lançada pela Fundação Tide Setubal em 1º. de outubro de 2009, em São Paulo, a integrantes de organizações sociais, do poder público e da iniciativa privada, presentes no encontro Desenvolvimento Local e Fundações Comunitárias em Áreas Urbanas: Desafios e Oportunidades. A promoção foi da Fundação, em parceria com o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife). 
Na ocasião, o propósito era cruzar, de fato, os temas desenvolvimento local e fundações comunitárias com atuação em metrópoles, para gerar uma base conceitual inédita no Brasil e na América Latina. O conteúdo das exposições e debates será transformado em publicação a ser lançada em abril de 2010, no Congresso Gife, no Rio de Janeiro. Leia mais sobre o evento aqui. <http://www.ftas.org.brnoticias/177>.