Notícias

Mundo Jovem oferece formação para professores de São Miguel


05/02/2010

Quem são os adolescentes do mundo contemporâneo? O que fazer diante de questões sobre sexualidade que afloram no ambiente escolar? Como posso ajudar os alunos adolescentes a não se sentirem seduzidos pelo abuso de drogas nem pelo tráfico? Até onde vai minha atuação diante de tantos conflitos familiares que meus alunos vivem?

 

Se você é professor ou professora da rede municipal ou estadual de São Miguel Paulista e trabalha com o Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio, venha compartilhar suas experiências e refletir sobre essas e outras questões na formação promovida pela equipe do programa Mundo Jovem.

 

Criado pela Fundação Tide Setubal, o Mundo Jovem tem como objetivo estimular a autonomia de adolescentes e jovens, apoiando-os em suas escolhas fundamentais para se constituírem como cidadãos aptos a escolher, inventar e buscar projetos de vida possíveis e autênticos.

 

Com esta formação, o programa busca uma reflexão conceitual sobre temas importantes para o desenvolvimento psico-social dos adolescentes e jovens, além da disseminação de uma metodologia testada.

 

Abordaremos os seguintes temas:

 

- Identidade/Diversidade: intolerância, discriminação, preconceitos, promoção de uma convivência sem violência.


- Corpo/Sexualidade: conhecimento do corpo, encontros amorosos com mais qualidade e respeito mútuo, gravidez na adolescência.


- Família: novas configurações familiares e suas funções, conflitos intergeracionais, promoção de mais diálogo; mais comunicação entre escola e família.


- Drogas: informações, reflexão sobre o tráfico sua função social e seus perigos, prevenção da dependência. Atitudes escolares mais educativas e preventivas.


- Mundo do trabalho: reflexão crítica sobre as escolhas de formações e de profissões realizadoras, possíveis e em sintonia com habilidades de cada adolescentes.


- Cidadania: estímulo à participação comunitária e na própria escola em prol de melhorias

 A formação será gratuita e acontecerá quinzenalmente, no CDC Tide Setubal. É aberta para até três representantes de cada escola.
.
INSCRIÇÕES GRATUITAS:


- Até 19 de fevereiro, pelo e-mail mundojovem@ftas.org.br; escreva seu nome, a escola onde trabalha e um telefone para contato, ou então ligue para o celular: 9688-9424, falar com Viviane.

 

QUANDO:


- Segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, quinzenalmente. Início no dia 22 de Fevereiro, com duração até final de novembro de 2010. Ofereceremos certificados de participação para quem tiver no mínimo 70% de presença.

 

LOCAL:
Rua Mario Dallari, 170 - Jardim São Vicente- São Miguel Paulista