Notícias

Fundação Tide Setubal lança Campanha de Arrecadação de Livros


LEITURA | LEITURA | FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA 26/08/2011

Até 27 de setembro, todas as pessoas podem doar livros novos ou usados em sete pontos da cidade de São Paulo (SP) para o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. As obras devem ser colocadas nas caixas de coleta presentes em: Itaú Cultural, sede da Fundação Tide Setubal, CDC Tide Setubal, Galpão de Cultura e Cidadania, Mercado Municipal de São Miguel, Senac Penha e Sesc Itaquera. Só não serão aceitos livros didáticos.

A campanha de arrecadação faz parte dos preparativos deste grande evento aberto e gratuito de incentivo à leitura que tomará as ruas do bairro da zona leste em 25, 26 e 27 outubro. Ao longo do Festival, os exemplares doados serão distribuídos aos moradores e também comporão o acervo inicial de feiras de trocas de livros.

Na tradicional Praça do Forró, os transeuntes poderão experimentar um fruto diferente: livros, que serão arrecadados na doação e pendurados nas árvores. “Quem doa um livro está compartilhando sua experiência de leitura. A intenção da campanha é fomentar esse fluxo cultural entre as pessoas e entre a cidade e o bairro”, destaca Tião Soares, idealizador do evento e coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.

Ocupação do espaço público

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal promove o evento, com o intuito de contribuir para o letramento na região. Em 2010, milhares de pessoas participaram do Festival, que incluiu intervenções artísticas nas ruas, encontro com escritores, contação de histórias e outras atividades, distribuídas em cerca de vinte locais do bairro.

Em 2011, a proposta do Festival é novamente ocupar as ruas, praças, paradas de ônibus, bibliotecas e escolas, proporcionando uma programação variada para todas as idades. Uma das novidades será o trilho literário: as quatro estações de trem de São Miguel Paulista abrigarão ações ao longo do evento.

“Queremos contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares de livre expressão da vida social e da sociabilidade. Durante o Festival, esses locais serão locais da promoção da leitura, do encontro e da alegria”, explica Tião.

Endereços dos locais de coleta de livros:

CDC Tide Setubal - R. Mário Dallari, 170 – São Miguel Paulista

Galpão de Cultura e Cidadania – R. Serra da Juruoca, 112 – São Miguel Paulista

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 – Bela Vista (próximo ao metrô Brigadeiro)

Mercado Municipal de São Miguel – Av. Marechal Tito, 567 – São Miguel Paulista

Sede Fundação Tide Setubal -R. Jerônimo da Veiga, 164 – Itaim Bibi

Senac Penha– Av. Francisco Coimbra, 403 – Penha

Sesc Itaquera– Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

Mais informações: contato@ftas.org.br