Notícias

Arte urbana ganha destaque em 7º Encontro de Cultura Hip Hop


PROGRAMAçãO CULTURAL 01/04/2013

 

Está programada para 20 de abril a sétima edição do Encontro de Cultura Hip Hop, que acontecerá entre 10h e 22h, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, em São Miguel Paulista. A cada ano cerca de 50 artistas e coletivos se reúnem no CDC para manter a tradição do evento, que atrai público de várias partes da cidade. Em 2013, apreciadores de hip hop mais uma vez poderão compartilhar experiências e desenvolver trabalhos junto a figuras consagradas do movimento.

Para a abertura está prevista a criação de instalações e a grafitagem em muros do CDC e em painéis. Entre 13h e 15h, acontecerá a Oficina de Grafite, novidade da programação 2013. Com sprays, rolinhos e látex, o artista Fernando RV, o Rato Véio, que já esteve presente em edições passadas, vai orientar os presentes a colorir espaços previamente reservados. “Cada um vai deixar uma ideia, um pensamento solto registrado ali, por meio da arte”, prevê RV, que tem envolvimento com a cultura hip hop há mais de 16 anos. O MOBJovem — grupo formado por jovens participantes de projetos da Fundação Tide Setubal — participará da oficina para dar apoio às atividades.

Os DJs Elvis, Negrito e Davisaw comandarão a discotecagem, das 16h às 17h, e levarão os últimos lançamentos para a pista. O BBoy Ninjinha vai esquentar o clima com a dança de rua, no show de rap programado na sequência. Também estão na lista do evento as bandas CausaP, Função RHK, Nocivo Shommon junto ao Projeto Rap Móvel e também ao grande destaque, o grupo SNJ. Os shows fecharão a noite, com início às 18h.

Inacio dos Santos Neto — coordenador do Núcleo Arteculturação da Fundação Tide Setubal, e organizador do festival —, conta que ele já é esperado pelo público, sobretudo, jovens que integram o movimento. “Todo ano, refletimos sobre o contexto dessa cultura, procurando descobrir como tem se fortalecido e quais suas novas expressões para trazer ao festival. Ao longo do tempo, notamos maior participação de mulheres artistas e também do público que vem prestigiar o evento”.