Notícias

Encontro Tamo Junto São Miguel reúne jovens para levantarem propostas de melhoria para a região


JUVENTUDE | MOBILIZAçãO 25/04/2013

 

No dia 28 de março, por convite da Subprefeitura de São Miguel Paulista, sete jovens participantes de projetos da Fundação Tide Setubal foram expor suas inquietações com as carências e problemas da região onde moram. Recebidos por Lika Rosa, auxiliar da coordenadoria da juventude da subprefeitura de São Miguel, apresentaram suas idéias e deixaram a reunião com a missão de promover um encontro em suas comunidades para colher mais queixas e propostas da juventude.

Foi assim que surgiu o Tamo Junto São Miguel, encontro realizado na última quinta feira, 18 de abril. Cinquenta e nove jovens, dos projetos Intermídia Cidadã, Espaço Jovem e do Centro Social Marista Irmão Justino se reuniram para levantar propostas sobre os temas direitos humanos, educação, acessibilidade, esportes, cultura, saúde e meio ambiente. Lika Rosa esteve presente no encontro para levar diretamente as propostas que os jovens levantassem ao subprefeito. “A presença de Lika foi muito importante, pois criou um canal direto entre os jovens e a subprefeitura” disse Viviane Soranso, educadora do Galpão de Cultura e Cidadania do Jd. Lapenna, que esteve junto dos jovens durante o processo.

O evento foi aberto com uma apresentação musical realizada pelos próprios jovens. Depois, eles se dividiram em sete grupos rotativos, um para cada tema, em que discutiram e levantaram propostas. Nestes pequenos grupos de trabalho, surgiram propostas como a criação de mais ciclovias, mais espaços de cultura como teatros e cinemas, locais em que os jovens possam apresentar as artes que produzem, e mais quadras esportivas, além da manutenção delas e de que tragam e apresentem novas modalidades para a região. Foram propostas também: a construção de novos hospitais e postos de saúde com médicos mais qualificados, maior trabalho de reciclagem na região do Jd. Lapenna e a criação de novos espaços em que os jovens possam se colocar e se mobilizar. “Gostei de todas as propostas, todos os temas abordados tinham muita carência. Agora precisamos levantar as prioridades dentre eles. Por mim, atenderíamos todos”, diz Lika Rosa, que ficou tão encantada com o encontro que pretende repeti-lo em diversas escolas da região.

Luana Martins, 14 anos, do projeto Espaço Jovem, da Fundação Tide Setubal, ficou responsável por colher as propostas relacionadas ao tema esporte. “Mais do que apenas levantar reclamações, a gente pensou também no que poderíamos fazer para as coisas acontecerem, como formar um grupo e ir à subprefeitura, fazer abaixo assinado”, conta ela.

A possibilidade de um espaço para expressar sua opinião foi o que mais estimulou Luana a participar do evento. “Foi uma oportunidade para os jovens falarem, não tem outro espaço onde a gente possa fazer isso” diz ela.

Já o que mobilizou Larissa de Souza, 12 anos, também participante do Espaço Jovem, foi a vontade de ver melhorias em São Miguel. “Eu queria melhorar nossa comunidade. Não tem muitos parques, postos de saúde, falta atendimento. Todo mundo pensando pode resolver esses problemas, são várias vozes juntas falando com o subprefeito” diz ela, que tenciona participar de outros fóruns como esse para melhorar sua comunidade.

Os jovens participantes do Intermídia Cidadã tomaram a frente da organização do evento. Eles fizeram cartazes e filipetas que distribuíram em escolas da região, além de divulgação online, convidando os jovens para participar do encontro. Heloísa Cardoso, 19 anos, se diz orgulhosa por ter conduzido o evento. “Eu achei o máximo porque eu gosto muito desse assunto. Pra mim foi muito gratificante poder ter sido apresentadora” diz ela. Um dos desafios foi vencer a timidez inicial do público. “Foi complicado no começo porque alguns ficavam com vergonha de expor as idéias. Tivemos que falar uma linguagem bem jovem para que eles se soltassem. Foi um papo sério, mas também descontraído”, conclui.

No dia 23 de maio, acontece o segundo encontro da juventude na subprefeitura de São Miguel. Lika Rosa trará as respostas para as demandas apresentadas pelos jovens após discussão interna na subprefeitura. Este será também o dia do lançamento de um site especialmente para a juventude de São Miguel, desenvolvido pela subprefeitura.