Prêmios

Milton Santos

O Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) de São Miguel Paulista recebeu menção honrosa na sexta edição (2009) do Prêmio Milton Santos, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O projeto foi reconhecido na categoria 1, que destaca projetos inovadores que contribuam ou ampliem os direitos territoriais e culturais dos cidadãos, inclusive o direito ao entorno, o qual prevê a interação do morador com os processos de organização do espaço, que têm impacto sobre o modo de vida local.

O CPDOC funciona dentro do CDC Tide Setubal, um clube da comunidade, com acesso livre e gratuito à população. Ele desenvolve ações para conservação e ampliação do acervo sobre a história e o patrimônio de São Miguel Paulista. Seu trabalho divide-se em dois eixos: produção de conhecimento e divulgação/difusão, contemplando as áreas de educação, cidadania e cultura. Beneficiam-se diretamente dele crianças, adolescentes e jovens de São Miguel e instituições (escolas, bibliotecas, ONGs, núcleos socioeducativos, associações locais e igrejas).

Betinho

O Programa Ação Família São Miguel recebeu menção honrosa na edição de 2009 do Prêmio Betinho de Cidadania. A premiação, organizada pela Câmara Municipal, aconteceu em 10 de agosto e teve como objetivo reconhecer organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que mais se destacaram, por suas atividades, programas e projetos, na luta pela cidadania e no combate à fome e à miséria no Município de São Paulo.

O Ação Família integra ações em prol do desenvolvimento comunitário e empoderamento social da comunidade, de modo que os atendidos alcancem uma  melhoria na qualidade de vida e na construção da cidadania.