11/09/2016

Histórias de Encontros - Francisca dos Santos

Francisca Maria dos Santos encontrou a Fundação Tide Setubal em um momento delicado de sua vida. Participante do Programa Ação Família, ela sofria com a violência doméstica. Foram os encontros quinzenais que abriram um espaço de escuta e troca, fundamentais para o seu fortalecimento. “Eu tinha tanta coisa presa dentro de mim, que eu queria pôr para fora, desabafar. Comecei a ouvir as pessoas falando de seus problemas, participei de palestras, aprendi tanta coisa.” Sentindo-se mais forte, Francisca decidiu voltar a estudar e deu uma reviravolta em sua vida.

04/09/2016

Histórias de Encontros - Marcelo Ribeiro Silva

Marcelo Ribeiro Silva, gestor do CDC Tide Setubal, conta como foi a trajetória do espaço onde a Fundação Tide Setubal iniciou suas atividades em São Miguel Paulista. Segundo ele, o CDC, inicialmente, era um ambiente, predominantemente masculino e restrito, mas esse cenário mudou com a ampliação da oferta de atividades esportivas e a construção de uma programação cultural, que cresceu de maneira gradual. Nesse sentido, o Encontro de Cultura Caipira foi um divisor de águas isso porque ele surgiu com uma demanda da comunidade e só foi possível com a participação dos moradores que trabalharam de todo o processo de criação do Encontro. Depois do sucesso na articulação com a comunidade na elaboração do Encontro, a Fundação conseguiu realizar a Feira do Livro que nasceu dentro do CDC e depois ganhou as ruas como Festival. “A escuta, a qualidade e a frequência dos serviços ofertados pela Fundação no CDC foi de extrema importância para ganhar a confiança da comunidade. Depois de muito trabalho conjunto, o CDC transformou-se num polo irradiador de cultura, práticas esportivas, fóruns, debates e discussões em São Miguel”.

22/08/2016

Projeto Toque de Letras 2015 - Football For Hope

O Projeto Toque de Letras, que une comunicação, futebol e cidadania, é realizado pela Fundação Tide Setubal e apoiado pela FIFA - Football For Hope. Além dos treinamentos técnicos do futebol, os jovens participam de oficinas de comunicação e cidadania, visando o desenvolvimento dentro e fora do campo. Em 2015, os jovens participaram de expedições fotográficas pelos espaços esportivos da região, atividades de jogos cooperativos e formação para o mundo do trabalho. O objetivo do projeto é alinhar a prática esportiva às reflexões sobre temas fundamentais para os jovens fortalecerem seus projetos de vida.