12/09/2016

Histórias de Encontros - Irineu Augusto Cândido

O Clube da Comunidade Tide Setubal foi o espaço que recebeu a Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista. Sem a pretensão de construir uma sede própria, a Fundação optou por reformar um equipamento da região, buscando assim valorizar a identidade local. Nesse percurso, aconteceu o encontro com Irineu, presidente do Vamo que Vamo, responsável pelo CDC naquela época. “Na verdade, estávamos num lugar deteriorado, era terrível. Se fosse levar ao pé da letra, nem era para ter criança lá, pelo risco de se machucar, mas a gente usava porque era o que tinha.” O primeiro sentimento de Irineu com a presença da Fundação no território foi de desconfiança, acompanhado da sensação que estava perdendo algo. Mas o tempo e a história mostraram que ele fez a escolha certa. “O CDC Tide Setubal ficou fantástico, coisa de primeiro mundo. Aprendi muito sobre tomar decisões compartilhadas.”

04/09/2016

Histórias de Encontros - Marcelo Ribeiro Silva

Marcelo Ribeiro Silva, gestor do CDC Tide Setubal, conta como foi a trajetória do espaço onde a Fundação Tide Setubal iniciou suas atividades em São Miguel Paulista. Segundo ele, o CDC, inicialmente, era um ambiente, predominantemente masculino e restrito, mas esse cenário mudou com a ampliação da oferta de atividades esportivas e a construção de uma programação cultural, que cresceu de maneira gradual. Nesse sentido, o Encontro de Cultura Caipira foi um divisor de águas isso porque ele surgiu com uma demanda da comunidade e só foi possível com a participação dos moradores que trabalharam de todo o processo de criação do Encontro. Depois do sucesso na articulação com a comunidade na elaboração do Encontro, a Fundação conseguiu realizar a Feira do Livro que nasceu dentro do CDC e depois ganhou as ruas como Festival. “A escuta, a qualidade e a frequência dos serviços ofertados pela Fundação no CDC foi de extrema importância para ganhar a confiança da comunidade. Depois de muito trabalho conjunto, o CDC transformou-se num polo irradiador de cultura, práticas esportivas, fóruns, debates e discussões em São Miguel”.