31/08/2016

Vídeo de Abertura - Do caos urbano à cidade sustentável

Vídeo exibido no início da Mesa de Debate "Do caos urbano à cidade sustentável", com Ricardo Sennes, Ricardo Abramovay e Aldaiza Sposati, no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade.

27/08/2016

Vídeo de Abertura - Apropriação do espaço público e o direito à cidade

Vídeo exibido no início da mesa de debate com Jaílson de Souza e Silva, Christian Dunker e Pablo Maturana no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade.

11/09/2016

Histórias de Encontros - Francisca dos Santos

Francisca Maria dos Santos encontrou a Fundação Tide Setubal em um momento delicado de sua vida. Participante do Programa Ação Família, ela sofria com a violência doméstica. Foram os encontros quinzenais que abriram um espaço de escuta e troca, fundamentais para o seu fortalecimento. “Eu tinha tanta coisa presa dentro de mim, que eu queria pôr para fora, desabafar. Comecei a ouvir as pessoas falando de seus problemas, participei de palestras, aprendi tanta coisa.” Sentindo-se mais forte, Francisca decidiu voltar a estudar e deu uma reviravolta em sua vida.

02/09/2016

Histórias de Encontros - Padre Ticão

Nascido em Urupês, interior de São Paulo, Padre Ticão mora em São Miguel Paulista há 38 anos. Parceiro da Fundação desde o início de sua atuação, é um importante líder comunitário na Zona Leste de São Paulo. Padre Ticão enfatiza a importância da articulação e mobilização para o avanço significativo que três comunidades da Zona Leste, entre elas, o Jardim Lapenna atingiram nas últimas duas décadas: . Ele destaca o Fórum de Moradores como espaço capaz de criar um processo de mobilização com discussões sobre questões relevantes para o território, gerando empoderamento da comunidade, que conseguiu pressionar o poder público para ser ouvida e atendida. A Fundação Tide Setubal teve papel essencial nesse sentido, ao fazer com os moradores percebessem a força que tinham quando mobilizados. Para Padre Ticão, toda comunidade deveria se engajar dessa forma.