31/08/2016

Vídeo de Abertura - Do caos urbano à cidade sustentável

Vídeo exibido no início da Mesa de Debate "Do caos urbano à cidade sustentável", com Ricardo Sennes, Ricardo Abramovay e Aldaiza Sposati, no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade.

29/08/2016

Vídeo de Abertura - Conexões culturais: encontros e desencontros na cidade

Vídeo exibido no início da Mesa de Debate, com Regina Novaes, Robinson Padial e Ronaldo Almeida, no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade.

30/08/2016

Vídeo de Abertura - A voz do jovem na mobilização social

Vídeo exibido no início da Mesa de Debate "A voz do jovem na mobilização social, com Beatriz Pedreira, Tony Marlon e Alessandra Ourofino, no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade.

26/08/2016

Vídeo de Abertura - Políticas educacionais: a universalização produz igualdade nos territórios?

Vídeo exibido no início da Conferência com Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, e Choukri Ben Ayed, diretor do centro de estudos sobre sociedades contemporâneas da Université de Limoges, na França, no Seminário Internacional Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade. Como universalizar o direito à educação em contextos de forte segregação urbana e escolar? Como conectar a política educacional a outras políticas sociais? Como interpretar a diferenciação da oferta escolar vis a vis o princípio da isonomia? Como tratar a regulação da escolha de estabelecimentos escolares por parte das famílias? Foram algumas questões debatidas na Conferência. Confira

13/09/2016

Histórias de Encontros - Katia Ramalho Gomes Fundação Tide Setubal

Antes de chegar à Fundação Tide Setubal, Katia Ramalho participou de diferentes projetos sociais, inspirada pelos pensamentos e ações dos pais, que desde sua infância tentaram mostrar a ela a importância da solidariedade e das ações coletivas. Foi a comunicação comunitária que aproximou Katia das ações da Fundação e foi nesse espaço que ela desenvolveu ações na escolas públicas da região e também com moradores do Jardim Lapenna, apoiando a comunidade na reflexão sobre suas demandas e também das questões da cidade. Apaixonada por antropologia, Katia acredita no fortalecimento individual para uma ação coletiva como caminhos para equidade.

15/09/2016

Histórias de Encontros - Rodrigo Hermógenes

Foi pelo viés da comunicação e da mobilização que Rodrigo Hermógenes se encontrou com a Fundação Tide Setubal. Entender as demandas da comunidade e as questões da cidade transformou o seu olhar, que segundo ele, foi aprofundando. Rodrigo destaca que não encontrou respostas em seu processo de formação, mas muitas, muitas perguntas. Outra mudança gerada por essa trajetória foi perceber que sua voz e opinião são importantes para participação e para a construção de novas realidades, individuais ou coletivas. “Antes, tinha uma visão de que o jovem não sabe. Hoje, sei que temos o direito de atuar, de falar e de fazer.” Assista o vídeo e conheça mais da história de Rodrigo Hermógenes.

10/09/2016

Histórias de Encontros - Fabiana Azevedo

O encontro de Fabiana Souza Azevedo com a Fundação Tide Setubal aconteceu na EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto. Professora, nascida e criada em São Miguel, ela sempre achou importante valorizar o lugar onde se vive. Para Fabiana, é a partir do seu lugar “que se pode enxergar todo o resto”. Essa visão foi ao encontro das ações de formação do Rede Jovem Comunica, que desenvolve um trabalho com educomunicação nas escolas da região com a proposta de usar a comunicação como meio para o debate sobre a realidade local. Com a nova metodologia, Fabiana pode realinhar seu trabalho em sala de aula. “Eu já acreditava fortemente que os textos dos alunos não poderiam morrer na mão do professor”.

03/09/2016

Histórias de Encontros - Vera Lucia de Oliveira

Quando Vera Lucia de Oliveira tornou-se diretora do CEU Três Pontes, o Mundo Jovem, projeto da Fundação Tide Setubal, deixou de ser parceiro da gestão do CEU e firmou-se parceiro da escola, passando a desenvolver projetos em conjunto. Vera fala da importância da Fundação no trabalho com os adolescentes no que diz respeito às drogas, sexualidade, gênero, etc. Segundo ela, 85% das parcerias firmadas com o CEU Três Pontes foram conquistadas por meio da Fundação, em sua prática de criar redes de apoio com diversos pontos da comunidade. Essas parcerias mostraram possibilidades de fazer, de fato, com que a escola cresça e ensine o que é necessário de modo que o educando passe a se enxergar como parte da história e passe a transformar a sua realidade. Confira mais sobre a experiência da ex-diretora em construir uma educação de qualidade no ensino público.

24/08/2016

Aprendizagens

O que a Fundação levou como aprendizado nesses 10 anos de atuação em São Miguel? E quais foram os aprendizados deixados para a comunidade? A mudança do olhar, o saber escutar, o reivindicar, construir junto, entre outros. Assista ao vídeo e confira quais foram as aprendizagens mais importantes destacadas por personagens que participaram da história da Fundação Tide Setubal.

22/08/2016

Projeto Toque de Letras 2015 - Football For Hope

O Projeto Toque de Letras, que une comunicação, futebol e cidadania, é realizado pela Fundação Tide Setubal e apoiado pela FIFA - Football For Hope. Além dos treinamentos técnicos do futebol, os jovens participam de oficinas de comunicação e cidadania, visando o desenvolvimento dentro e fora do campo. Em 2015, os jovens participaram de expedições fotográficas pelos espaços esportivos da região, atividades de jogos cooperativos e formação para o mundo do trabalho. O objetivo do projeto é alinhar a prática esportiva às reflexões sobre temas fundamentais para os jovens fortalecerem seus projetos de vida.