Histórias de Encontros - Padre Ticão

Nascido em Urupês, interior de São Paulo, Padre Ticão mora em São Miguel Paulista há 38 anos. Parceiro da Fundação desde o início de sua atuação, é um importante líder comunitário na Zona Leste de São Paulo. Padre Ticão enfatiza a importância da articulação e mobilização para o avanço significativo que três comunidades da Zona Leste, entre elas, o Jardim Lapenna atingiram nas últimas duas décadas: . Ele destaca o Fórum de Moradores como espaço capaz de criar um processo de mobilização com discussões sobre questões relevantes para o território, gerando empoderamento da comunidade, que conseguiu pressionar o poder público para ser ouvida e atendida. A Fundação Tide Setubal teve papel essencial nesse sentido, ao fazer com os moradores percebessem a força que tinham quando mobilizados. Para Padre Ticão, toda comunidade deveria se engajar dessa forma.