Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Home > Atuação > Programas de Influência >
Imagem do cabeçalho

Raça e Gênero

As desigualdades envolvendo questões raciais no Brasil são alarmantes e os dados apontam a sub-representação e a exclusão de negros e negras em diversas esferas da sociedade brasileira. A população negra apresenta dificuldades tanto para acessar o mercado de trabalho quanto para se desenvolver nele, e a parcela de negros e negras vai diminuindo à medida que se eleva o nível hierárquico. Além da ausência de políticas afirmativas nas grandes empresas e instituições, há uma baixa representatividade dessa população e de mulheres nos espaços de poder.

No campo do investimento social privado, a diversidade e a equidade racial são temas transversais ainda pouco presentes em editais, com uma minoria de atores e fundações que assumem as questões de raça e gênero como causa.

O programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal entende a centralidade dessa pauta e promove a colaboração e a articulação entre diferentes instituições e atores, objetivando a equidade no mercado de trabalho e em instituições públicas e privadas, por meio da participação de jovens e adultos em programas de líderes ou do aprimoramento de sua trajetória acadêmica e profissional, visando:

  • à ampliação da diversidade em espaços de decisão e poder;
  • ao apoio às práticas que tenham comprometimento com as ações afirmativas;
  • ao fomento às redes nacionais de lideranças e organizações interessadas na agenda de equidade racial e de gênero;
  • ao estímulo para que fundações e institutos incorporem essa agenda tanto nas suas ações internas como nos seus programas e projetos.

A participação de negros e mulheres em condições de igualdade em espaços de tomada de decisão e a ocupação destes promovem não só justiça social e democracia, como também geram diversidade e sensibilidade no interior das organizações, reduzindo estigmas, aumentando as conexões e facilitando o estreitamento entre centro e periferia.

A centralidade da pauta do Programa de Raça e Gênero é um dos pontos norteadores da Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal. Desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, o documento consiste em uma série de diretrizes e premissas voltadas ao respeito à diversidade, que devem ser seguidas por todas as áreas e programas de influência durante o desenvolvimento de projetos e ações.

Veja na íntegra a nossa Política de Diversidade e Inclusão.

 

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.