Cidades e Territórios



Conferencistas


Aldaiza Sposati

Professora titular da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (Nepsas) e o Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (Cedest). Foi secretária municipal da Assistência Social (2002-2004) e vereadora em São Paulo por três mandatos.

Alessandra Orofino

Cofundadora da Meu Rio, organização independente de mobilização social, também cofundou a sede da incubadora Purpose no Rio de Janeiro. Hoje é diretora-executiva da Rede Nossas Cidades. É uma das curadoras do blog #AgoraÉqueSãoElas, da Folha.

Beatriz Pedreira é cientista social e pesquisadora de novos comportamentos políticos. Tem mais de 10 anos em projetos de inovação pública e política que estimulam e envolver a sociedade em causas públicas. Co-criou e coordenou o projeto de pesquisa Sonho Brasileiro da Política, é o co-fundadora do Update, uma organização que mapea e promove a inovação política na América Latina. E co-criadora do Jogo da Política uma metodologia de educação política para ser usado em escolas de todo o Brasil

Choukri Ben Ayed

Professor do Departamento de Sociologia da Université de Limoges. É diretor da pós-graduação em sociedades e organizações da universidade e codiretor do grupo de estudos sobre sociedades contemporâneas. Especialista em educação nas periferias de Paris.

Christian Dunker

Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, cofundador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da universidade. Autor de “Mal-estar, Sofrimento e Sintoma: a Psicopatologia do Brasil entre Muros” (Ed. Boitempo).

Jailson de Souza e Silva

Criador do portal Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, professor associado de geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em sociologia da educação pela PUC-Rio, fez pós-doutorado no John Jay College of Criminal Justice da City University of New York.

Maria Alice (Neca) Setubal

Socióloga, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP. É presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Pesquisa educação, desigualdades e territórios vulneráveis.

Pablo Maturana

Consultor internacional, é subdiretor da área de Projeção da Cidade da Agência Metropolitana de Cooperação de Medellín (Colômbia). É professor de cooperação e relações internacionais em universidades públicas e privadas.

Regina Novaes

Doutora em antropologia social pela USP e pesquisadora sobre religião e políticas públicas para a juventude. Foi professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ,  secretária-adjunta nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional da Juventude (2005-2007)

Ricardo Abramovay

Professor aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É autor de "Muito Além da Economia Verde" e coautor de “Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera” (Ed. Planeta Sustentável)

Ricardo Sennes

Doutor em ciência política, é diretor da consultoria Prospectiva, especializada em assuntos internacionais, e coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É pesquisador sênior não residente do Atlantic Council, centro de estudos em Washington.

Robinson Padial

Conhecido como Binho, o poeta organiza semanalmente o sarau que leva seu apelido, desde 2004, no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. A prática deu origem a um livro de poesias, “Sarau do Binho”, lançado em 2013, com mais de 179 autores da periferia.

Rodrigo Bandeira

Cofundador do Instituto Cidade Democrática, que busca utilizar a inteligência coletiva para alavancar a influência da sociedade nas decisões dos seus representantes públicos. Desenvolve projetos estruturantes para o campo da participação social, como a Ontologia de Participação Social na América Latina e o Mapeamento do Ecossistema da Participação Social.

Ronaldo Almeida

Professor do Departamento de Antropologia da Unicamp e diretor científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap),  especializado em religião, cidade e pobreza. Doutor em antropologia social pela USP com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

Saskia Sassen

Socióloga de origem holandesa, é professora da Universidade de Columbia (EUA), e referência mundial no tema da globalização, das migrações urbanas e das mudanças provocadas nas cidades pelo adventos das novas tecnologias. É conhecida por ter cunhado o termo “cidade global” no livro de mesmo título.

Tony Marlon

Jornalista e idealizador do Instituto Escola de Notícias, instituição de comunicação e empreendedorismo comunitário, no bairro do Campo Limpo. Foi finalista do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro em 2013.