Como atuamos

Com mais de uma década de trabalho, a Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental, de origem familiar, que atua com a missão de:

fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado.

As periferias urbanas são o foco do trabalho e o bairro de São Miguel, na zona leste de São Paulo, foi o ponto de partida para a atuação. A presença diária no bairro permitiu conhecer e reconhecer uma periferia potente, criativa e com capacidade de renovação e inovação.

Por outro lado, reafirmou que a segregação entre centro e periferia reduz oportunidades sociais e econômicas para quem vive nessas regiões da cidade, destacando a importância de tê-las como prioridade no orçamento público e nas ações do investimento social privado e da sociedade civil quando se pretende a busca pela equidade.

A atuação da Fundação Tide Setubal busca gerar oportunidades para quem vive nas periferias, identificar soluções para a redução das desigualdades e promover alternativas que contribuam para a qualidade de vida nos territórios, com a melhora da infraestrutura e dos serviços oferecidos, articulando diferentes atores e gerando modelos que possam ganhar escala e alcançar políticas públicas.

Faz isso de maneira coordenada e colaborativa em três frentes de trabalho:

Prática de desenvolvimento local

Fomento a agentes e causas

Programas de influência