Como atuamos

Prática de Desenvolvimento Local

O Galpão ZL marca a presença da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo. O espaço oferece atividades na área de educação, cultura, esporte e empreendedorismo, com o propósito de contribuir com o crescimento pessoal dos moradores, investindo na sua formação, na geração de renda e na criação de laços potentes para o desenvolvimento do bairro.

Nesse sentido, mais do que um lugar onde a Fundação está presente, o Galpão ZL é um instrumento de prática de desenvolvimento local que busca também fomentar iniciativas para a melhora da qualidade de vida no bairro. Assim, a relação entre a Fundação Tide Setubal e a comunidade do Jardim Lapena se aprofunda e extrapola os muros do Galpão, formando parcerias que atuam com o poder público, com a iniciativa privada e com universidades para aprimorar a infraestrutura do bairro.

A soma desses fatores busca alcançar o desenvolvimento territorial, que se torna mais efetivo com a participação dos moradores nos momentos de criação, de articulação e de decisão, fortalecendo sua autonomia.

É no território que nascem iniciativas multissetoriais de soluções urbanas que podem ser sistematizadas como modelo para políticas públicas aplicáveis em outras regiões da cidade, com o objetivo de promover a equidade socioespacial.