Como atuamos

Programa de influência

Existem temas relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios quando observamos o contexto das desigualdades socioespaciais. São elementos centrais a serem enfrentados na busca pela equidade. Estão alinhados a valores fundamentais como a liberdade, a diversidade e a manutenção e garantia de direitos democráticos.

Para essas frentes, a Fundação Tide Setubal executa programas, desenvolvidos com base nas experiências da prática local ou no conhecimento a partir dos fomentos, com a perspectiva de influenciar a opinião pública, o investimento social privado e os governos para que se inspirem, atuem e invistam de forma colaborativa e articulada, tendo as periferias e seus sujeitos como prioridade.

Raça e gênero: promove a colaboração entre diferentes instituições e atores, visando à equidade de gênero e raça no mercado de trabalho e nas instituições públicas.

Planejamento e orçamento público: desenvolve, incentiva e dissemina práticas de planejamento governamental e gestão dos recursos públicos que dêem maior centralidade ao combate às desigualdades socioterritoriais, tendo como esferas preferenciais de atuação a municipal e as submunicipais até o nível do território.

Cidades e desenvolvimento urbano: mobiliza as empresas, o poder público e a comunidade de moradores para criar soluções urbanísticas em nível local, visando ao desenvolvimento das periferias urbanas.

Nova economia e desenvolvimento territorial: estimula a geração de renda e o desenvolvimento de negócios de impacto voltados à resolução de problemas das periferias urbanas.

Democracia e cidadania ativa: promove iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos e que contribuam com a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, orientando-se pela promoção da diversidade e da pluralidade de ideias.