solucoes-urbanas-cidades-sustentaveis Fundação Tide Setubal

Soluções Urbanas/Cidades Sustentáveis

Warning: foreach() argument must be of type array|object, false given in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 24

Warning: Undefined array key "main" in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 32
30 de junho de 2020

Comunidade e empreendedores mobilizados para pensar soluções para o território por meio da identificação de demandas e uso de tecnologias, inovação e impacto social, estimulando a geração de renda ao mesmo tempo que trazem benefícios ao território. No atual momento, têm sido trabalhados dois eixos: meio ambiente, com ações sobre resíduos sólidos e energia fotovoltaica; e construção civil, com projetos que diminuam o custo da habitação e proporcionem melhoria na qualidade da vida.

Uma das iniciativas atuantes na transformação de territórios com vulnerabilidades socioeconômicas e infraestruturais é o Pacto pelas Cidades Justas, rede formada por 17 organizações da sociedade civil na qual estão à frente a Fundação Tide Setubal, o Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre cidades que está vinculada à Beĩ Editora, e o Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo (IABSP).

O objetivo da iniciativa é desenvolver, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (SMDU) uma série de intervenções em territórios diversos para proporcionar melhorias em tais indicadores por meio de intervenções para readequação e melhorias urbanísticas nesses mesmos territórios.

As primeiras ações do Pacto pelas Cidades Justas contemplam as seguintes regiões: Jaraguá, por meio do CEU Pinheirinho D’Água (zona norte); Vila Maria, pelo CEU Parque Novo Mundo (zona norte); e Jardim Lapena (zona leste), a partir do Galpão ZL, núcleo de Prática Local da Fundação Tide Setubal. Tais equipamentos servem como pontos de partida para atuação nos respectivos locais para intervenções, como melhorias em vias e demais pontos dos territórios, que serão realizadas a partir da assinatura de termo de doação, ou seja, a ratificação e desenvolvimento do projeto, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A iniciativa abrange cinco dimensões relativas ao conceito de urbanismo social: participação social, intervenções urbanas, integração de serviços, governança compartilhada, monitoramento e avaliação de impactos.

Confira o site do Pacto pelas Cidades Justas para ter acesso às novidades sobre a rede.