Notícias

CONCURSO PRODUÇÃO LITERÁRIA E IDÉIAS INOVADORAS DE INCENTIVO À LEITURA


09/09/2008

JUSTIFICATIVA

Pelo terceiro ano consecutivo a Fundação Tide Setubal realiza, em São Miguel Paulista, a Feira do Livro do CDC Tide Setubal, que tem como objetivo oferecer à comunidade local mais contato com a produção literária nacional, tendo em vista o potencial de leitores na região e, ao mesmo tempo, sua dificuldade de acesso.

Em 2008, considerando a importância de se alcançar o envolvimento mais direto das escolas, a Fundação criou o Concurso de Produção Literária e Idéias Inovadoras de Incentivo à Leitura.

O concurso é direcionado a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no quesito produção literária, e a escolas públicas de São Miguel e região, no quesito idéias inovadoras para uso das bibliotecas e salas de leitura.

O objetivo é que os alunos desenvolvam suas habilidades de escrita e leitura e as escolas apresentem projetos para o desenvolvimento de seus espaços de leitura, muitas vezes subutilizados.

DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO
1 - Poderão participar do concurso escolas públicas da micro-região de São Miguel e regiões circunvizinhas (Itaim Paulista, Guaianazes, Itaquera e Ermelino Matarazzo) e seus alunos (regularmente matriculados) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
2 - As escolas podem inscrever apenas projetos inéditos ou de continuidade de desenvolvimento de suas bibliotecas e/ou sala de leitura, em que constem, pelo menos: dados da instituição e pessoa responsável pela inscrição, justificativa, objetivo, metodologia, detalhamento das atividades, infra-estrutura, metas, cronograma e orçamento.
3 - Os estudantes podem participar com textos literários com o tema Histórias do meu bairro no Contexto da Cidade.
4 - Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho. Não serão aceitos trabalhos em grupo nem textos que já tenham sido premiados.
5 - É de responsabilidade do autor do texto e/ou projeto a garantia de ineditismo dos trabalhos apresentados.
6 - Ficam impossibilitados de participar do concurso membros da comissão julgadora e seus familiares, funcionários ou prestadores de serviço da Fundação Tide Setubal e seus familiares.

DA PREMIAÇÃO
7 - Serão premiados os 3 (três) primeiros estudantes na categoria Produção Literária Ensino Fundamental II, os 3 (três) primeiros estudantes na categoria Produção Literária Ensino Médio e as 3 (três) primeiras escolas na categoria Idéias Inovadoras de Incentivo à Leitura:
8 - Dos prêmios:
8.1 Os 3 (três) primeiros classificados na Categoria Produção Literária Ensino Fundamental II e os 3 (três) primeiros classificados na Categoria Produção Literária Ensino Médio serão premiados da seguinte forma:

1º lugar: 1 laptop.
2º lugar: Kit Livros.
3º lugar: Kit Livros.
As escolas dos alunos vencedores também irão receber Kits Livro.

8.2 Os 3 (três) primeiros classificados na Categoria Idéias Inovadoras de Incentivo à Leitura serão premiados da seguinte forma:

1º lugar: R$ 5.000 para dar início ou continuidade ao projeto.
2º lugar: Kit Livros.
3º lugar: Kit Livros.

9 - O prêmio é pessoal e intransferível, não dando direito a ressarcimento pecuniário e deverá ser retirado, no CDC Tide Setubal, dentro de um prazo máximo de um mês, a contar da data de divulgação dos premiados.
10 - A divulgação dos classificados do concurso será feita no site da FTAS, no endereço eletrônico http://www.ftas.org.br/ e aposto no quadro de avisos do CDC Tide Setubal, Rua Mário Dallari, 170.

DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS
11 - A inscrição dos projetos deve ser feita pelo e-mail concursoprojetos@ftas.org.br, contendo nome da pessoa responsável, endereço válido de e-mail e telefone. A inscrição dos textos deve ser feita pelo e-mail concursotextos@ftas.org.br, contendo nome do aluno, idade e série.
12 - Os textos e/ou projetos deverão ser enviados exclusivamente via e-mail, não podendo ser alterados ou substituídos.
13 - O limite máximo de cada texto na categoria Produção Literária é de duas laudas, fonte Arial 12, espaço 1; condição esta imprescindível para aceitação do trabalho, fora disso o trabalho não será aceito.
14 - Não serão aceitas poesias.
15 – As inscrições são gratuitas.

DO CALENDÁRIO
16 - As atividades do concurso obedecerão ao seguinte calendário:
16.1 – O lançamento do concurso será no dia 05/09/2008.
16.2 - As inscrições serão realizadas no período de 08/09/2008 a 17/10/ 2008.          .
16.3 – Os trabalhos deverão ser enviados no período acima descrito, não sendo aceitos após essa data.
16.4 - A seleção dos trabalhos será realizada no período de 18/10 a 31/10/2008.
16.5 - A divulgação de trabalhos classificados será realizada a partir de 03/11/2008, por meio do endereço eletrônico http://www.ftas.org.br/. A solenidade de premiação será realizada no dia 07/11/2008, durante a 3ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal.

DA COMISSÃO JULGADORA
17 - A Comissão julgadora será composta por membros, indicados pela Fundação Tide Setubal, tendo como critério de escolha pessoas de notório conhecimento e, preferencialmente, mas não excludente, que desenvolvam alguma atividade ligada à literatura, ao jornalismo ou a atividades de cunho cultural.
18 - Os critérios de julgamento avaliarão a adequação ao tema, criatividade, correção ortográfica e respeito às normas do concurso.
19 - Não caberá recurso de qualquer espécie em relação às decisões e julgamentos da Comissão Julgadora.

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
20 - Os textos e/ou os projetos poderão ser veiculados e usados pela Fundação nos diversos meios de comunicação sem a prévia autorização de seus autores, sob qualquer forma e modalidade, publicação e/ou reprodução por qualquer meio ou técnica, sem limite de prazo, tiragem e/ou território.
21 - Os autores dos 03 trabalhos selecionados (PROJETOS E TEXTOS) declararão pelo simples ato de inscrição que seus trabalhos não constituem plágio de espécie alguma.
22 - Os 03 (cinco) primeiros colocados (PROJETOS E TEXTOS) deverão comparecer pessoalmente à premiação, sem ônus de qualquer espécie para esta entidade, arcando com eventuais despesas de deslocamento ou qualquer outro custo.
23 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos organizadores deste concurso, sendo essas decisões soberanas e irrecorríveis.