Notícias

4º Encontro da Cultura Hip Hop em São Miguel Paulista acontece dia 20 de março


22/02/2010

A Fundação Tide Setubal realiza em 20 de março, sábado, o 4º Encontro da Cultura Hip Hop em São Miguel Paulista. A partir das 10 horas, no CDC Tide Setubal, o público poderá acompanhar graffitagem em painéis e assistir a apresentações de MCs, DJs e B-boys. O objetivo do encontro anual é disseminar a produção local da cultura hip hop no bairro e estabelecer conexão com outros movimentos da cidade de São Paulo.

Para o grafiteiro e rapper do Causa Polêmica, Fernando RV, participante do evento desde o ano de 2007, a iniciativa da Fundação ampliou o acesso à cultura hip hop na região de São Miguel, que, antes, não contava com nenhum evento. “Agora, o encontro traz informação e diversão ao público. Quem participa descobre que o hip hop não fala apenas de violência; há músicas mais leves, para dançar”, relata.

Uma das novidades da quarta edição é a exibição do filme Profissão MC, de Alessandro Buzo e Toni Nogueira, protagonizado pelo rapper Criolo Doido. O longa-metragem, gravado no Itaim Paulista, extremo leste da capital, traz a história de um rapper desempregado, cuja namorada está grávida, e que precisa se decidir entre duas propostas: entrar para o tráfico de drogas ou continuar apostando no rap. A exibição tem início às 16 horas.

“No encontro que promovemos, reunimos todos os elementos do hip hop, e isso ajuda a aproximar as pessoas desse universo. É uma forma de promovermos a diversidade cultural em São Miguel Paulista e de contribuirmos para diminuir preconceitos”, explica Tião Soares, coordenador do Projeto ArteCulturAção, da Fundação Tide Setubal. Ele destaca ainda que o filme escolhido para exibição traz a experiência de alguém que lida com a cultura hip hop e tem também um diálogo com outra arte.

Um debate com Alessandro Buzo e Criolo Doido acontecerá na sequência da exibição. Esta é a primeira experiência do escritor Buzo como diretor. Morador do Itaim Paulista, ele é autor de cinco livros, entre eles, Favela Toma Conta (2008, Aeroplano Editora) e Guerreira (2007, Global Editora). O rapper Criolo Doido fará um show, nas apresentações que se seguem até 23 horas no CDC. 

Apresentações ao vivo
A programação de 2010 contará com apresentações musicais de: Causa Polêmica, Sombra, Made Family, Projeto Play, Pródigos e Real Periferia. Também participam da festa os b-boys Contra Ataque e Brack, e os djs Elvis e Negrito. A graffitagem fica por conta de Alessandro Fedo, Fernando RV, Graphi, Chock, Teia, Sitros e Suzuê.

Em 2009, mais de 2 mil pessoas prestigiaram o terceiro encontro no CDC. “A festa reúne diversas tribos, desde a turma do reggae até senhoras e crianças. Quem não gosta da música, curte o break, o grafite”, lembra Fernando RV.

4º Encontro da Cultura Hip Hop em São Miguel Paulista
Local: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dalari, 170 – Jd. São Vicente, São Miguel Paulista
Data: 20/03/2010 (sábado)
Horário: das 16h às 23h
Entrada: gratuita
Tel.: (11) 2297-5969
Parar ver a programação completa, clique aqui.