Notícias

Alunos de xadrez do CDC vivem novas experiências


04/04/2011


Acostumados com as partidas de xadrez nas atividades semanais do Clube Escola, oito participantes da modalidade, no CDC Tide Setubal, tiveram uma nova oportunidade, no mês de março. Foram convidados a compor a equipe do Circulo Militar e participar do Campeonato Paulista de Xadrez com competições no Clube Hebraica e no Clube Pinheiros.

Trocar experiências e ver muitos jogadores disputando uma partida ao mesmo tempo chamou a atenção dos jovens. “Eles nunca tinham visto tanta gente jogando xadrez por metro quadrado. Também puderam me ver jogando”, conta Luiz Carlos da Mata, professor do grupo e responsável pela participação. Outra novidade para o grupo foi conhecer o campeão brasileiro de xadrez, Giovani Vescovi e outros mestres do esporte. “Foi muito interessante ver os mestres jogando, eles mexiam as peças muito rápido”, relembra Samira Ferreira de Mendonça, de 11 anos, praticante da modalidade há três anos.

Gustavo Dias de Godoy, 14 anos, se sentiu emocionado com a participação no campeonato. “Foi uma grande experiência. Achei interessante ver o respeito entre os jogadores, o silêncio total durante as partidas e a organização.”

Novas amizades e a sensação de vencer um desafio também somaram pontos nas recordações dos participantes. “Joguei com muitas pessoas e ganhei mais experiência. Gostei muito de ter ido a esse campeonato com os meus colegas”, afirma Felipe Kanashiro, 12 anos

Eric Roberto dos Santos, 12 anos, complementa e comemora. “Fiquei muito nervoso, porque achei que os jogadores de lá eram melhores, mas quando ganhei de um deles, me senti bem.”

A equipe totalizou nove pontos na competição, mas, na avaliação do professor, o resultado é muito maior. “O xadrez não é só competição. Ele proporciona também a socialização. Foi realmente uma experiência memorável para todas as crianças, finaliza o professor.