Notícias

CDC Tide Setubal sedia Programa Educação para o Trabalho


26/04/2011

Desde o final de março, o Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal sedia o Programa Educação para o Trabalho (PET), uma iniciativa do Senac Itaquera, em parceria com o núcleo Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal. A proposta é contribuir com a inclusão profissional de jovens entre 14 e 21 anos. Até julho, um grupo, composto por 25 alunos, se reunirá de segunda a sexta-feira, em encontros de quatro horas, para desenvolver competências básicas para o mundo do trabalho e exercício da cidadania.

O programa inclui módulos sobre redes sociais, tecnologia, desenvolvimento humano e pessoal, atitude empreendedora, sistemas e processos organizacionais, recepção e relação com clientes. “A partir desses conteúdos, desenvolvemos competências, como autonomia, responsabilidade, raciocínio lógico, postura, criatividade e iniciativa”, explica Zoraia de Cássia Santana, coordenadora do PET e Aprendiz do Senac Itaquera. “Estimulamos ainda a participação cidadã por meio do plano de ação para comunidade, com projeto que beneficia os moradores da região, realizado ao longo do curso”, conclui.

Chances reais de trabalho

No final do PET, os jovens organizarão também um encontro, para apresentar a empresários e representantes do poder público local esses e outros trabalhos voltados à comunidade e elaborados no decorrer do programa. Assim, além de mostrarem seu potencial, poderão sensibilizar empregadores para contratação da mão de obra juvenil. “Cerca de 40% dos ex-alunos conseguem uma colocação no pela lei de aprendizagem. Como aprendizes, realizam formação teórica no Senac e prática na empresa, recebendo salário mínimo proporcional”, conta Zoraia.
Foi exatamente a possibilidade de conseguir um emprego que motivou Rafael da Silva Rocha Moutinho, de 14 anos, a se inscrever no programa. “Quero ter meu salário para ajudar meus pais, investir em outros cursos e poupar para faculdade de administração que pretendo cursar”, afirma. A maioria dos colegas compartilha o mesmo desejo. “Estamos agregando aprendizados quanto às rotinas de uma empresa, comportamento em entrevistas, entre outros”, descreve Júlia Abreu Gomes Brito, de 17 anos.

Parcerias em prol da juventude

A demanda dos jovens por preparação no âmbito profissional foi diagnosticada pelo Núcleo Mundo Jovem. Como não faz parte do escopo de atuação da Fundação Tide Setubal oferecer cursos profissionalizantes ou de preparação para o trabalho, estabeleceu-se a parceria com o Senac. “No Mundo Jovem, trabalho é apenas um tema, dentre outros que discutimos para ajudar os jovens a construir seus projetos de vida, enquanto no PET a preparação profissional é o foco principal”, destaca Viviane Hercowitz, coordenadora do projeto da Fundação.

Viviane e Zoraia são unânimes quanto à possibilidade de ampliar as vantagens para os jovens com a parceria. “Podemos realizar visitas culturais conjuntas, ou articular o módulo de comunicação com a experiência do NCC São Miguel no Ar (Núcleo de Comunicação Comunitária)”, destaca Zoraia. Viviane destaca possíveis intercâmbios com empreendedores do Fundo Zona Leste Sustentável e envolvimento do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação) no trabalho de mapeamento do território para o plano de ação do PET para comunidade.