Enfrente

Inovação política e construção do coletivo | ÍNTEGRA | Vozes Urbanas

Em 2018 a Constituição Federal faz 30 anos. Ainda assim, quem vive em favelas, quebradas e conglomerados não tem seus direitos constitucionais garantidos pelo Estado. As desigualdades continuam sendo gigantescas. Mas a sociedade está se movimentando. O Instituto Update convidou pesquisadores que convivem com a realidade das quebradas e atuam de forma criativa nestes territórios para descobrir quais inovações políticas que estão emergindo nas periferias brasileiras. Conversamos com mais de 100 fazedoras e fazedores em 5 grandes cidades (Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) que revelam práticas e possibilidades reais que aceleraram a diminuição das desigualdades e transformam a sociedade em que vivemos. O projeto conta com o apoio da Ford Foundation e Fundação Tide Setubal. Neste evento de lançamento queremos compartilhar o que encontramos pelo caminho. Vamos juntas dar mais potência e visibilidade para o ecossistema de inovação política periférica!

EMERGÊNCIA POLÍTICA NAS PERIFERIAS - apresentação dos resultados da pesquisa com Jessica Cerqueira, Monique Evelle, Wellington Amorim, Tony Marlon e Hércules Laino \o/

VOZES URBANAS - 11h30 - Inovação política nas quebradas, favelas, vielas, aglomerados e territórios periféricos brasileiros. A iniciativa da Fundação Tide Setubal que promove debates sobre temas ligados à superação das desigualdades contará nesta edição especial com a presença de convidadas e convidados que participaram da pesquisa: Jéssica Vanessa - CCJ - Recife // Ana Paula Freitas - Assessoria Popular Maria Felipa - BH // Dú Pente - Pretas em Movimento e Gabinetona - BH // Juliana Marques - Rede Umunna e data_labe - RJ // Rayane Soares - Jovem de Expressão - Brasília // - mediação de Fernanda Nobre, coordenadora da Fundação Tide Setubal.