Enfrente

[LIVE] -Democracia e comunicação - Novas Narrativas - Vozes Urbanas

(Mediadora) Flávia Oliveira - formou-se em jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Tem 26 anos de experiência em jornalismo diário na cobertura de economia, indicadores sociais, empreendedorismo, desigualdades de gênero e raça, segurança pública. É colunista do jornal O Globo. Comenta economia nos telejornais “Estúdio i’ e “Edição das 18h”, do canal GloboNews, e “CBN Rio”, da rádio CBN. Apresentou a temporada 2017 do programa “TED Compartilhando Ideias”, do Canal Futura. É membro dos conselhos consultivos da Anistia Internacional Brasil, da ONG Uma Gota no Oceano, do Instituto Coca-Cola Brasil, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e do Observatório de Favelas. Integra a comissão de matriz africana do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Bianca Pedrina - jornalista graduada pela Unisant’Anna, é cofundadora do coletivo de comunicadoras Nós, mulheres da periferia. O projeto é formado por seis repórteres, moradoras de diferentes regiões periféricas da cidade de São Paulo. Tem como fio condutor editorial a intersecção de gênero, raça, classe e território. Participou também como correspondente do Blog Mural, portal de notícias sobre as periferias da capital e da Grande SP.

Cristina Aragão - atua como comentarista de cultura do jornal das 18h da GloboNews, e codirigiu com a cineasta Yamin Thainá a série de 4 episódios " Política modo de fazer", exibido em setembro. A série, em parceria com o Instituto Update e as Fundações Ford e Tide Setubal, mostrou novas práticas políticas nas periferias de 5 grandes cidades do Brasil.Em 2017, dirigiu e roteirizou o documentário " Copan 60 horas", sobre o icônico prédio de apartamentos na região central de São Paulo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em 2015, codirigiu com o jornalista Gerson Camarotti, o documentário "Morte e Vida Severina,60 anos depois". O documentário-poema refez a trilha do personagem Severino, do poema homônimo, de João Cabral de Melo Neto, pelo estado do Nordeste brasileiro de Pernambuco. O documentário foi finalista no Newyorkfestivals na categoria "social issues". Nos anos 2000 a 2010, foi roteirista e editora do programa da GloboNews, Arquivo N. Em 2015 e 2016, dirigiu o programa "Ofício em Cena", o primeiro programa em parceria do entretenimento com o jornalismo. Nos anos 1990, Cristina Aragão foi editora dos telejornais da Rede Globo: Jornal da Globo, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Fez sua graduação em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica da cidade do Rio de Janeiro, onde vive.

Daniel Gasparetti, Diretor Executivo de Estratégia na Mutato - Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, logo migrou para a área de pesquisa ao entrar na Box 1824, consultoria de comportamento e tendências, onde ficou por seis anos, três deles no núcleo de inovação da empresa, que ajudou a criar. Após a Box, atuou como consultor independente em grande variedade de projetos nas áreas de posicionamento de marca, estratégia e inovação. Entrou na publicidade como diretor de planejamento da agência digital W3haus, e hoje lidera a área de Estratégia da Mutato.

Serviço:
Data: 05 de dezembro, quarta-feira.
Horário: das 14h às 18h30.
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros, São Paulo - SP