Enfrente

Perifeminas F.C.: A posse de bola é delas | Sidnéia | #Enfrente

"A gente entende que cultura e esporte estão muito ligadas, ainda mais quando a gente fala da periferia, pois a periferia tem uma diversidade rica." Moradora de Parelheiros, Sidnéia é mãe solo, estudante, mediadora de leitura e jogadora de futebol. A paixão pelo esporte a motivou, assim como incentivou as irmãs, a fundarem o Perifeminas F.C., time feminino de futebol que usa a modalidade como ferramenta de transformação social e de empoderamento.

Sidnéia considera que o futebol e a cultura têm forte ligação, em especial quando se fala da periferia em virtude da diversidade e da pluralidade intrínsecas ao esporte. Além disso, ela acredita que o Perifeminas ajuda a reforçar a luta em favor da igualdade de gêneros e da afirmação feminina dentro do contexto social machista, pois a iniciativa, que nasceu como iniciativa voltada à prática esportiva, tornou-se um projeto revolucionário.

A série Enfrente transfere os holofotes da ausência para a potência nas periferias, resgatando a tradição oral da contação de histórias para aproximar pessoas que compartilham da mesma luta, nos trazendo exemplos positivos e transformadores de enfrentamento às desigualdades sócio-espaciais.
.
Inscreva-se no canal e fortaleça esta rede de conhecimento: https://bit.ly/2KnkFta
Facebook: /fundacaotidesetubal
Instagram: @fundacaotide

Este canal compartilha histórias e encontros para inspirar a construção coletiva. Depoimentos, debates, pesquisas, rodas de conversa, seminários e outros eventos apresentam informações, inovações e questionamentos sobre iniciativas voltadas ao enfrentamento das desigualdades socioespaciais e ao desenvolvimento sustentável das periferias .
A Fundação Tide Setubal é uma fundação familiar que fomenta estas iniciativas em articulação com agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado.