Enfrente

Como as universidades lidam com a diversidade? | Vozes Urbanas

Em setembro, o Projeto Vozes Urbanas buscou respostas para a pergunta "Como as universidades lidam com a diversidade?" e discutiu a entrada e permanência de alunos negros e negras nos espaços de saber. Participam desta conversa: Márcia Lima, professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), e membro do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal; Luiza Alves, pesquisadora sobre relações étnico-raciais na primeira infância; e Laura Cecilia López, professora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Saúde Coletiva e do PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). A mediação foi feita por Thiago de Souza Amparo, professor da FGV Direito SP, onde ministra cursos sobre direitos humanos, direito internacional, políticas públicas, diversidade e discriminação.

O projeto Vozes Urbanas foi lançado para refletir sobre as diferentes formas de desigualdades enfrentadas diariamente pelas populações de grandes cidades. Trata-se de uma série de debates com temáticas diversas relacionadas à justiça social e às desigualdades socioespaciais no país.