Enfrente

Despolarize EP3 | Vieses Cognitivos

A polarização no diálogo entre pessoas e grupos com opiniões e visões de mundo distintas tem causado perdas no campo pessoal e democrático. Como, então, enfrentar o desafio de criar pontes ao invés de muros? Quais são as armadilhas presentes em nossa forma de comunicar que transformam um diálogo em confronto?

A websérie "Despolarize", criada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Despolarize, projeto voltado à ampliação de repertório para lidar com conflitos, tem como objetivo analisar diálogos e destacar elementos que mostram onde nascem a polarização, os entraves, a rivalidade e o silêncio, quando estamos dialogando sobre as causas do campo progressista.

A série dá sequência às reflexões que nasceram da pesquisa "O Conservadorismo e as Questões Sociais" e "Comunicação de Causas - Reflexões e Provocações para Novas Narrativas".

O terceiro episódio - "Vieses Cognitivos" - mostra como os nossos atalhos mentais nos impedem de recorrer à área racional, justificando as nossas crença ao mesmo tempo em que desconsideramos o que não dialoga com o nosso ponto de vista. Além da parte ficcional, o material conta com explicação da psicóloga clínica Aline Souza dos Santos, que pontua a importância e a difícil tarefa de ouvir o outro sem receber a discordância como um ataque pessoal às nossas crenças.

Confira os materiais a seguir para despolarizar diálogos e construir pontes:
- Roteiro de Atividades em Círculos: https://despolarize.org.br/wp-content/uploads/2020/04/roteiro_circulos_novo-1.pdf
- "Guia Prático para Conversas Difíceis": bit.ly/GuiaPraticoParaConversasDificeis
- "Comunicação de Causas - Reflexões e Provocações para Novas Narrativas": bit.ly/ComunicacaoDeCausasTide
- Mais materiais para despolarizar diálogos: despolarize.org.br/materiais

Inscreva-se no canal Enfrente e fortaleça esta rede de conhecimento: bit.ly/2KnkFta
Facebook: /fundacaotidesetubal e /Despolarize
Instagram: @fundacaotide e @despolarize