Downloads

O Almanaque Um olhar sobre São Miguel Paulista - manifestações culturais, ontem e hoje- é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido com os jovens do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro nos anos de 2006 e 2007 e tem como objetivo ser uma referência de histórias, casos e imagens sobre o bairro, contados de forma leve e fluida de forma a atingir um maior número de pessoas.

Caderno Folha de S. Paulo - Cidades e Territórios

Caderno especial Cidades e Territórios, com a cobertura completa do Seminário Cidades e Territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade, evento de comemoração de 10 anos da Fundação Tide Setubal em parceria com a Folha de S. Paulo. O caderno também apresenta uma pesquisa inédita com o olhar do paulistano sobre a periferia.

Caderno Folha de S. Paulo - Cidades e Territórios

Cenas: Trajetos, vivências, história de Ser Jovem

Acreditamos na possibilidade de uma nova viagem, de uma nova travessia articulando a arte, a cultura e a cidadania. Assim, como singular mostra da possibilidade dessa nova travessia, apresentamos Cenas: Trajetos, vivências, história de Ser Jovem, publicação com 15 cenas elaboradas e escritas pelos educandos ao logo deste ano de 2008.
Cenas: Trajetos, vivências, história de Ser Jovem

Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel Paulista

Associações, institutos e fundações têm um papel essencial na sociedade contemporânea brasileira. As entidades aqui retratadas conhecem profundamente os problemas do local onde se situam e das pessoas que atendem. Nesse pequeno livro, você verá diferentes dimensões do exercício da cidadania vitalizadas nas práticas socioeducativas de algumas das entidades de São Miguel Paulista.
Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel Paulista

Conexão São Miguel Paulista - Uma década de experiências da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades em periferias urbanas

A publicação Conexão São Miguel Paulista– Uma década de experiências da Fundação Tide Setubal no enfrentamento de desigualdades em
periferias urbanas celebra os 10 anos de trabalho da Fundação Tide Setubal na zona leste de São Paulo.
O livro traz a trajetória construída a partir da escuta atenta e dos vínculos criados com a comunidade, analisa mudanças na região, apresenta
a sistematização da metodologia para o desenvolvimento local e perspectivas futuras.

Cultura e Sustentabilidade: diálogos para a construção de um projeto de desenvolvimento cultural

Esta publicação é a sistematização do II Encontro Cultura:diálogos para a construção de um projeto de desenvolvimento cultural, realizado em maio de 2009, no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. O encontro contou com a presença de Alfredo Manevy, secretário executivo do Ministério da Cultura.

Cultura e Sustentabilidade: o Papel das Organizações Não Governamentais e a Cultura dos Movimentos Sociais na Apreensão e Implementação de Políticas Públicas

Realizado pela Fundação Tide Setubal em maio de 2010, o 3º Encontro de Cultura e Sustentabilidade debateu, com a comunidade de São Miguel Paulista, o papel das organizações não governamentais e dos movimentos sociais nas ações de mobilização pelas políticas públicas.

Cultura: Diálogos para o desenvolvimento humano

Esta publicação é o registro do I Seminário Cultura:Diálogos para o Desenvolvimento Humano, realizado em 13 de setembro de 2008, no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.
Cultura: Diálogos para o desenvolvimento humano

Esta publicação é a sistematização do encontro Desenvolvimento Local e Fundações Comunitárias em Áreas Urbanas: desafios e oportunidades, realizado pela Fundação Tide Setubal e o GIFE, em outubro de 2010, com representantes do poder público, da iniciativa privada e de lideranças comunitárias.

Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole

Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole

EduComunicação em Movimento

Baseado na experiência de educomunicação do Núcleo de Comunicação São Miguel no Ar, esta publicação traz a história do projeto e sua trajetória, além de manuais de TV e Rádio de Rua, Blog e Jornal Comunitário. Educomunicação em Movimento é um livro para o jovem, o professor, o coordenador ou o educador de uma ONG que desejam trabalhara educação e a comunicação em suas instituições.

EduComunicação em Movimento

Família, escola e território vulnerável

Alinhada às diretrizes de fortalecimento das instituições e agentes locais e sistematização do conhecimento, a Fundação Tide Setubal, em parceria com o Cenpec, lançou em 2013 a publicação Família, Escola, Território Vulnerável, fruto do estudo Esforços Educativos das Mães em um Território de Alta Vulnerabilidade.

A publicação busca contribuir para a valorização do papel das famílias, particularmente das mães, em sua luta cotidiana para oferecer melhores oportunidades aos filhos. A pesquisa realizada em São Miguel Paulista contou com apoio da Fapesp e a parceria do Itaú Social e Unicef.

Família, escola e território vulnerável

Famílias e Conexões Territoriais: uma experiência no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo

Há nove anos em execução na zona leste de São Paulo, o Projeto ção Família busca fortalecer as famílias por meio de conteúdos e vivências para o desenvolvimento de novas competências pessoais e relacionais, ampliando seus conhecimentos e seu capital social e, assim, melhorar a qualidade de vida dos participantes ao facilitar o acesso aos serviços públicos, estimular a maior participação. Essa publicação conta o percurso desse trabalho.

Fundação Tide Setubal: Identidade Territoriais e Comunidade Local. Uma história de pensar e fazer junto

Desafios, dificuldades, conquistas, aprendizados são apresentados nesta publicação, que busca compartilhar cinco anos de história com São Miguel e com outras instituições que atuam pelo desenvolvimento local.

Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens

Escolher uma profissão, na adolescência, parece uma missão quase impossível. Se você acorda querendo tocar em uma banda, almoça pensando em trabalhar com informática e, ao deitar, já acha que o negócio é ser funcionário público, saiba que você não é o único!

Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas

Volume 1 do guia de orientação e metodologia das reuniões socioeducativas, intervenções centrais do Programa Ação Família, com atividades práticas sobre cinco eixos: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. A publicação do Guia acompanha o relato da experiência do Programa Ação Família no livro Famílias e Conexões Territoriais, visando assim sua disseminação em outras comunidades.
Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas - volume 2

Volume 2 do guia de orientação e metodologia das reuniões socioeducativas, intervenções centrais do Programa Ação Família, com atividades práticas sobre cinco eixos: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. A publicação do Guia acompanha o relato da experiência do Programa Ação Família no livro Famílias e Conexões Territoriais, visando assim sua disseminação em outras comunidades.

Guia para Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas - volume 2

Investimento a favor da Inclusão - Equidade para mulheres e meninas

Em 2013, o Gife e o Instituto Walmart lançaram a publicação Investimento a favor da Inclusão – Equidade para mulheres e meninas. Entre as experiências brasileiras apresentadas, está o artigo Fundação Tide Setubal, Gênero como Tema Transversal com a experiência do Programa Ação Família e Mundo Jovem.

Investimento a favor da Inclusão - Equidade para mulheres e meninas

Investimento Social Independente para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil

Criada pelo Gife, em parceria com a Fundação Ford, esta publicação apresenta um conjunto de reflexões sobre a relevância das variadas formas de investimento social independente no apoio às organizações da sociedade civil (OSCs) no Brasil. O argumento principal defendido neste livro é o de que esses atores não governamentais e não corporativos da sociedade civil são pilares importantes de sustentabilidade das OSCs e também vetores de aprofudamento da qualidade e da efetividade da democracia.

Contribuir para o fortalecimento das instituições locais é uma linha de atuação para contribuir com o desenvolvimento local sustentável de São Miguel Paulista, missão da Fundação Tide Setubal na comunidade onde atua desde 2006. No artigo A Fundação Tide Setubal e o trabalho de desenvolvimento sustentável em São Miguel Paulista, apresentamos as diferentes experiências de apoio e parceria com as organizações locais.

Mundo Jovem - Adolescentes

Este livro foi criado com a intenção de ajudar você a atravessar essa fase da melhor maneira
possível. Nele, você vai encontrar diversas informações de seu interesse, organizadas em
módulos temáticos: Identidade e diversidade,Corpo, Sexualidade, Família, Drogas, Trabalho
e profissão e Cidadania.

Mundo Jovem - Adolescentes

Mundo Jovem - desafios e possibilidades uma proposta de trabalho com adolescentes

Voltado para educadores (professores, psicólogos e profissionais de ONGs, postos de saúde, bibliotecas etc.) que atuam com jovens e procuram desenvolver um trabalho consistente através de oficinas temáticas que discutem assuntos relacionados ao universo adolescente.

Olhar, Ouvir, Tocar - Experiência da Educação pela Arte

A experiência do Núcleo de Música e Luteria do Projeto ArteCulturAção é inspiração para o livro Olhar, Ouvir e Tocar – Experiência da Educação pela Arte.
Olhar, Ouvir, Tocar - Experiência da Educação pela Arte

Página 22 - Edição Especial Periferias

O Projeto Especial Periferias, resultado de parceria entre a Fundação Tide Setúbal e a Revista Página22, propõe levar a debate os seguintes tópicos: Por que as periferias importam e merecem atenção de toda a sociedade? Como o gestor público deve formular políticas e tomar decisões levando em conta as disparidades socioespaciais? A edição da revista, lançada durante debate na FGV-Eaesp em 26 de junho, apresenta reportagens, entrevistas e artigos que revisitam os conceitos de centro-periferia e de território, mostram a importância de olhar para a rica diversidade sociocultural dos territórios vulnerabilizados e como estes historicamente inspiram e alimentam os centros de poder econômico. A publicacão mostraos fatores que influenciam e dificultam a tomada de decisão dos gestores públicos em relação a esses territórios, desde a falta de indicadores organizados até as pressões políticas. E também indicará caminhos propositivos, inspirados em exemplos locais e internacionais.

Página 22 - Edição Especial Periferias

Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais

A publicação ‘Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais’, feita pelo Cenpec com apoio da Fundação Tide Setubal e parceria com a Editora Moderna e com a Fundação Santillana, faz a descrição e análise das políticas de ensino médio de quatro estados: Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a reflexão e formulação de políticas para o Ensino Médio.

Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais

Private Social Investment in Gender (versão em inglês Investimento à favor da Inclusão)