Galpão ZL

O Galpão ZL é iniciativa da Fundação Tide Setubal, em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna. O núcleo tem como objetivo ser um espaço com formações e ações que fomentem uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo.

Localizado no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, o Galpão ZL oferece atividades gratuitas na área de educação, cultura, esporte, culinária, empreendedorismo e atendimento às demandas sociais locais, com o propósito de contribuir com o crescimento pessoal dos moradores, investindo na sua formação, na geração de renda e na criação de laços potentes para o desenvolvimento do bairro.

No local há um coworking com 25 postos de trabalho rotativos ocupados por moradores do Jardim Lapena e de outros bairros da zona leste. Desse modo, são oferecidas formações, mentorias sobre empreendedorismo e possibilidades de conexões que visam colaborar com o desenvolvimento de empreendedores periféricos e a formação de coletivos.

Agenda de eventos

Confira a programação

A gastronomia tem lugar marcado na Oficina Escola de Culinária. O projeto oferece um ciclo de aprendizagem completo, com formações, acesso ao mercado de trabalho e microcrédito para interessados em empreender. Além disso, cursos curtos com temas específicos, como panificação, confeitaria, bolos, comida de boteco e outros, também fazem parte da programação. Entre os parceiros dessa frente estão Saladorama (culinária saudável) e Gastronomia Periférica (formação em gastronomia para jovens).

Para além disso, os empreendedores dos cursos de culinária podem participar de uma experiência piloto de FoodLab. Assim sendo, os profissionais utilizam a Oficina Escola como espaço de produção e a cozinha de convivência do Galpão ZL como ponto de venda permanente de produtos, além de poder compartilhar uma rotina de feiras gastronômicas, em parceria com outros eventos/atividades da programação.

Os leitores têm seu lugar no Ponto de Leitura, projeto realizado em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas, com um acervo de 8 mil livros para empréstimo gratuito, além de atividades culturais e mediação de leitura que acontecem no espaço.

O Galpão ZL também oferece atividades esportivas, como futebol e judô, com inscrições abertas o ano todo, além de outras iniciativas propostas e construídas com a comunidade local.

Uma sala multiúso e um galpão com capacidade para 300 pessoas são disponibilizados para formações e atividades de outras organizações que oferecem ações para o território.

Onde estamos

• Rua Serra da Juruoca, 112, Jardim Lapena
    Próximo à estação São Miguel,
    Linha 12 – Safira da CPTM
  • De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h;
    e aos sábados, das 9h às 16h.