Home > Atuação > Programas de Influência >

Cidades e Desenvolvimento Urbano

O Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano atua de forma a articular diferentes setores tanto para o desenho de soluções urbanas inovadoras quanto para a criação de mecanismos de financiamento destas, tendo o bairro Jardim Lapena como espaço de prototipagem.

Nesse sentido, trata-se de uma tarefa urgente atacar o déficit de infraestrutura acumulado nas periferias das grandes cidades para favorecer o desenvolvimento territorial e socioeconômico. Os efeitos multiplicadores e benefícios gerados pela dotação desses bens e equipamentos invariavelmente atraem mais investimentos. No entanto, o dilema central é que recursos públicos e privados tendem a se concentrar em territórios já dotados de infraestrutura, pois aprofundam as desigualdades socioespaciais.

A provisão dessas soluções não ocorre de modo isolado. Ou seja, a indisponibilidade de recursos públicos e a baixa capacidade do Estado de atrair investimentos da iniciativa privada para o financiamento de obras dessa natureza demonstram a necessidade de articular programas e ações de diferentes setores da sociedade com a tarefa de desenvolver infraestrutura urbana e social em regiões vulneráveis.

Desse modo, o programa tem o território como eixo orientador, o programa desenvolve e fomenta projetos integrados de urbanismo com forte componente social, inspirados em experiências internacionais exitosas, como a de Medellín, na Colômbia. Além disso, atua no desenho de novas arquiteturas financeiras que permitam que o capital público, filantrópico e privado alavanque projetos de desenvolvimento das periferias.