Editais para as periferias

A Fundação Tide Setubal acredita na potência periférica e nas ações desenvolvidas a partir das demandas e experiências dos territórios. Por isso, aplica recursos financeiros e oferece apoio técnico a projetos e ações de lideranças e coletivos para fortalecê-las.

Os editais são uma ferramenta para conhecer e apoiar iniciativas nas diferentes periferias brasileiras. Gênero, raça e territórios são foco dessas ações.

Desse modo, os objetivos almejados por meio deles abrangem o fortalecimento das periferias, contemplando as particularidades territoriais. Além disso, um dos focos consiste em preparar lideranças negras e de trajetória periférica para o ingresso em espaços de poder e de decisão.

O Elas Periféricas é o edital anual voltado à potencialização de iniciativas lideradas por mulheres negras que têm atuação em áreas periféricas de São Paulo.

O Matchfunding Enfrente consiste em uma modalidade de fomento e apoio – para projetos das periferias brasileiras – que mistura financiamento coletivo (crowdfunding) e aporte direto da Fundação Tide Setubal e seus parceiros.

O Edital Traços, por sua vez, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

O Territórios Clínicos visa promover a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental nos diversos territórios periféricos, sobretudo em âmbito psicanalítico, como forma de democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico.

Conheça mais sobre os editais:

Elas Periféricas

Matchfunding Enfrente