Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Podcast Essa Geração (Temporada 5)

A quinta temporada do podcast Essa Geração  promove uma imersão em assuntos que dão o tom do debate durante o processo eleitoral.

Desta vez, os microfones serão compartilhados e a apresentação será conduzida por Luciana Petersen e Caio Santos. Ou seja, são respectivamente as pessoas que estiveram à frente das duas primeiras temporadas do Essa Geração.

Desse modo, cada programa retrata assuntos que, por causa da desinformação, impactam de modo negativo a percepção de parcela importante da população sobre a realidade. Nesse sentido, alguns exemplos, como um suposto plano para acabar com as famílias, a invenção de um tratamento comprovadamente ineficaz contra a Covid-19, a lenda urbana sobre artistas bancados pela Lei Rouanet e teorias da conspiração sobre as urnas eletrônicas, serão temas para entrevistas com especialistas sobre esses e demais temas – e, é claro, trará dicas de como as/os jovens poderão atuar nessas conversas.

Enfim, confira os episódios e os diálogos com quem sabe falar com propriedade sobre esses temas no seu agregador favorito de podcasts:

 

 

Confira o teaser da quinta temporada.

 

Os episódios

O primeiro episódio marca o retorno de Luciana e Caio aos microfones. Agora, eles voltam com a missão de reunir Gabriel Richard e Samela Sateré Mawé para conversarem sobre onde essa geração vai parar. Além disso, o episódio introduz o tema principal desta temporada: política e fake news.

 

 

Em Essa geração e as mentiras sobre o Bolsa Família, o segundo episódio da temporada, Caio e Luciana falam sobre as mentiras em torno do programa Bolsa Família e toda a campanha por trás de políticas de redistribuição de renda. Nesse sentido, eles constroem junto com os convidados uma maneira de combater a desigualdade no nosso país.

 

 

Essa geração e as lendas sobre a Lei Rouanet, o terceiro episódio da temporada, aborda as mentiras e verdades por trás da Lei Rouanet, um dos principais mecanismos de financiamento de projetos culturais do Brasil. Assim sendo, em paralelo, Luciana e Caio tentam entender como a geração deles pode fazer as pazes entre o setor artístico e a população brasileira.

 

 

A Covid-19 foi só uma gripezinha? No quarto episódio, Luciana e Caio buscam entender a raiz por trás da violenta e massiva campanha de desinformação que envolveu desde medicamentos notoriamente ineficazes até mesmo a quebra de uma unanimidade nacional: a vacinação.

 

 

O episódio de encerramento da temporada 5 do podcast Essa Geração aborda o pânico moral na área de costumes. O que está destruindo as famílias? Será que existe mesmo um plano globalista para acabar com elas? Depois de desbravar algumas das principais fake news da nossa geração, Caio e Luciana refletem, por fim, sobre a influência dessa pauta no Brasil e a importância que a família tem para Essa Geração.

 

 

Ficha técnica

 

Apresentação: Luciana Petersen e Caio Cavalcante dos Santos

Coordenação geral Fundação Tide Setubal: Fernanda Nobre

Produção e roteiro: Luciana Petersen e Caio Cavalcante dos Santos

Edição e montagem:  Bianca Rati

Pesquisa: Luis Paulo Santana

Música original: Chico Correia

Identidade visual: Gaya Vieira

Coordenação digital: Amauri Eugênio Jr., Gaya Vieira e Domênica Pedroso

Para falar com a equipe: podcastessageracao@ftas.org.br

 

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.