Home > Atuação >

Desenvolvimento Urbano

A infraestrutura dos territórios, com equipamentos e serviços de qualidade, contribui diretamente para a geração de oportunidades econômicas e sociais a seus moradores. Mas, nas grandes cidades, as regiões centrais são colocadas como prioridade para o investimento de recursos, deixando as periferias brasileiras à margem desse processo. Idem com níveis insuficientes de desenvolvimento urbano..

Nesse sentido, o eixo de desenvolvimento urbano da prática local está focado na mobilização de empresas, de universidades, do poder público e da comunidade para criar um planejamento urbano local, com organização das demandas prioritárias da região construídas em conjunto com os moradores do Jardim Lapena.

Com isso, pretende-se, por meio do eixo de desenvolvimento urbano, aumentar os investimentos por meio de uma atuação propositiva, efetiva e intersetorial, gerando modelos replicáveis que levem em conta as diferentes possibilidades dos atores públicos e privados.

Requalificação de espaços públicos

Requalificar espaços de convivência, melhorar o uso de ruas e calçadas, diminuir o impacto das enchentes, conectar equipamentos públicos com um plano de caminhabilidade e segurança, desenvolver melhoria para o saneamento básico e para a coleta de lixo são demandas presentes nas ações desse eixo.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) publicou o edital para contratá-los. As obras contemplam a garantia de melhor caminhabilidade no bairro por meio da requalificação de espaços públicos. Deste modo, o foco é articular o território entre os equipamentos públicos e sociais instalados no bairro. Vale mencionar que a obra aprovada integra um projeto mais amplo voltado à melhora na qualidade de vida da população do Lapena.

A idealização do projeto consiste em parceria entre a Siurb e a Secretaria de Obras e de Urbanismo e Licenciatura (SMUL) com a Fundação Tide Setubal e a população do Jardim Lapena. Por fim, a Fundação doou o projeto de requalificação urbana à SMUL.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Desenvolvimento Humano Desenvolvimento Econômico