Apoio à pesquisa

A Fundação Tide Setubal acredita na validade do conhecimento científico como forma de geração de contribuições teóricas e evidências empíricas para o desenvolvimento das periferias e para o enfrentamento das desigualdades.

Assim, essa linha de fomento busca estimular novos conhecimentos sobre a dinâmica territorial das grandes cidades brasileiras. O tema relativo ao apoio à pesquisa não seja novo e é alvo de preocupação de pesquisadores brasileiros desde meados do século 20. Desse modo, o dinamismo com o qual ocorrem transformações sociais também exige novas abordagens sobre ela para calibrar os antigos e novos desafios dos territórios.

Nesse sentido, a Fundação Tide Setubal estabelece parcerias que contribuem com a produção de estudos cujas temáticas estejam alinhadas com a missão institucional e os eixos de atuação que a operacionalizam. Por meio do financiamento e apoio à pesquisa, busca, desse modo, apoiar a formação de pesquisadores,a estruturação de grupos e centros de pesquisa e a disseminação dos resultados.

Nesse último caso, também apoia os pesquisadores na divulgação de suas ideias e contribuições a um número cada vez maior de pessoas, pertencentes ou não ao campo científico.

Por fim, organizações do terceiro setor também recebem recursos quando se dedicam a produzir conhecimento capaz de melhorar a qualidade de vida. Idem para gerar oportunidades para a ampliação do investimento e o reconhecimento da potência existente nas periferias.

Saiba também sobre os trabalhos realizados por meio dos seguintes eixos:

Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas Mobilização de ISP e da sociedade civil Projetos apoiados