Comunicação

A área de Comunicação da Fundação Tide Setubal tem papel estratégico para o desenvolvimento dos projetos e ações dos demais núcleos e programas de influência. Para além de realizar a divulgação na chave da comunicação institucional, a área tem como ponto central em sua atuação o desenvolvimento de projetos voltados à comunicação de causas. Nesse sentido, o foco consiste em elaborar e acompanhar caminhos e estratégias para que tais iniciativas alcancem os públicos almejados – e além.

Desse modo, desenvolve projetos com foco em sensibilizar e dialogar com públicos diversos sobre temas inerentes ao das desigualdades raciais e de gênero. Tais conteúdos, que têm perspectiva multimeios – audiovisual e escrita, por exemplo -, têm também como diretriz o protagonismo de comunicadoras e comunicadores com trajetória periférica.

Outra premissa cara ao trabalho da Comunicação da Fundação Tide Setubal consiste em desenvolver ações nas quais coletivos comunicacionais das periferias brasileiras contem as suas próprias histórias e nas quais usem linguagens e narrativas relativas às suas respectivas realidades.

Logo, essas premissas dialogam com o objetivo principal da área, que consiste em contribuir para o debate público sobre justiça social e para desenvolvimento das periferias urbanas. Essa mesma lógica abrange também o enfrentamento das desigualdades com conteúdos capazes de gerar interesse, engajamento e mobilização para mudanças sociais em diferentes públicos.

Apoio ao protagonismo das periferias

Uma das diretrizes para a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal consiste em apoiar a produção e a disseminação das narrativas das juventudes periféricas Brasil adentro. Nesse contexto, que é um reflexo prático dentro da comunicação de causas, uma das ações recentes nessa lógica é o podcast Essa Geração. Com seis temporadas, o podcast retrata, a partir da vivência e percepção de mundo das juventudes, temas e valores caros a elas. As quatro primeiras temporadas, com produção em parceria com a Rádio Novelo, abordou temas como religião, família, política e educação.

A quinta temporada, por sua vez, teve coprodução da Griô Podcasts, além de produção e apresentação de Luciana Petersen e Caio Santos, protagonistas das duas primeiras temporadas. Os episódios passaram por assuntos que foram alvos de desinformação por parte de grupos que  atuavam para desestabilizar o tecido democrático. Já a sexta fase, com produção e realização de jovens do curso de Multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra, abordou assuntos referentes à decolonialidade.

Outro projeto relativo à Comunicação da Fundação Tide Setubal de causas com protagonismo das juventudes periféricas Brasil adentro é a websérie Ancestrais do Futuro. Com três temporadas, a série do Enfrente, canal da Fundação no YouTube, fomenta, a cada edição, cinco coletivos periféricos com R$ 20 mil para cada. A finalidade do valor disse respeito à produção de curtas-metragens sobre assuntos fundamentais às suas respectivas realidades. Mais do que isso, trata-se de uma oportunidade para as juventudes brasileiras mostrarem dinâmicas diversas para mobilização nos seus próprios territórios.

Dentro da diretriz de apoio à produção e à disseminação das narrativas das juventudes periféricas, tais grupos contam as suas respectivas realidades e perspectivas a partir dos seus próprios marcadores socioeconômicos, culturais e políticos. Tais aspectos dialogam com a construção de narrativas contra-hegemônicas, experimentação de linguagens diversas e disruptivas e colagens de diferentes tipos de linguagens, por exemplo. Como resultado, a série conta com produções de matizes e estilos diversos. Ainda assim, um ponto é fundamental e conector entre todas elas: as juventudes periféricas são protagonistas de suas próprias narrativas e construção de mundos possíveis.

Diversidade e inclusão para além do discurso

Outro ponto estruturante para o trabalho da Comunicação da Fundação Tide Setubal consiste em atuar como guardiã da diversidade e inclusão.

Nesse sentido, alguns aspectos consistem no desenvolvimento de seu próprio site. Desse modo, o endereço eletrônico foi desenvolvido com base em parâmetros de acessibilidade. Ou seja, ele conta com recurso para interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Há também opção para ajuste a visitantes com baixa visão, ao disponibilizar recurso para alterar contraste.

Para além disso, os eventos presenciais que a área realiza – ou presta suporte – contemplam cuidados essenciais com a acessibilidade dos espaços. Essa premissa tem como finalidade contemplar a mobilidade de participantes e do público. A mesma lógica vale para a tradução em Libras, que ocorre em tempo real.

Ainda, a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal atua como um dos entes responsáveis para assegurar o respeito à diversidade em tais eventos também entre as pessoas convidadas como palestrantes em tais eventos. Assim sendo, a composição dos grupos em questão deve contemplar a paridade racial e de gênero. Isso explica-se, por fim, para assegurar que esses mesmos valores estejam presentes em todos os campos em que a Fundação incide.