Edital Traços

O trabalho de combate às desigualdades sociais passa, obrigatoriamente, pelo combate à desigualdade racial e o apoio à potência de pessoas negras. Desse modo, a Fundação Tide Setubal considera esses aspectos como fundamentais para o desenvolvimento de suas iniciativas voltadas à promoção da equidade.

Como resultado, dentro dessa perspectiva nasce o Edital Traços. Por causa de sua proposta, o projeto, que está em sua segunda edição e teve o nome Edital Caminhos à época de seu lançamento, em 2020, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras. Nesse sentido, o foco é contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

A quarta edição do Edital Traços, que é realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

Desse modo, esta edição consiste em ampliar o acesso de pessoas negras às oportunidades profissionais dentro da docência no ensino superior. Assim sendo, o projeto tem incidência sobre as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, com foco na área das Ciências Econômicas; e Ciências Exatas, com foco em cursos relacionados à Tecnologia.

Sobre as categorias

No caso do segmento de Ciências Sociais Aplicadas, com foco em Ciências Econômicas, os principais temas abordados incluem:

• Teoria Econômica;
  • Sistemas Econômicos;
  • Teoria e Política de Planejamento Econômico;
  • Economia do Bem-Estar Social;
  • Economia Urbana;
  • Dentre outros temas conforme a classificação das áreas de conhecimento/avaliação da CAPES adotada pelo Ministério da Educação.

No que diz respeito às Ciências Exatas, os principais temas e cursos abrangem:

• Algoritmos;
  • Programação;
  • Teoria da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Engenharia de Software;
  • Sistemas para Internet;
  • Banco de Dados;
  • Tecnologia da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Jogos Digitais;
  • Inteligência Artificial;

Seleção e fomento

A quarta edição do Edital Traços propõe-se, então, a apoiar financeiramente até 15 pessoas negras com atuação profissional dentro das áreas estipuladas na iniciativa.

Desse modo, o recurso a ser repassado para cada uma delas será de até R$ 15 mil, que poderá ser investido em plano de desenvolvimento composto por atividades formativas, com o objetivo de prepará-las para concorrer em processos seletivos voltados à contratação de docentes em universidades brasileiras.

Os exemplos de cursos e atividades que podem compor o Plano de Desenvolvimento a ser apresentado nesta chamada abrangem:

• Cursos de pós-graduação;
  • Realização de intercâmbios;
  • Participação em congressos e seminários acadêmicos;
  • Cursos de idiomas;
  • Cursos de oratória;
  • Cursos livres que contribuam para a qualificação do currículo acadêmico;
  • Dentre outras atividades que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e competências e a preparação para atuar no ensino superior como docente.

Sobre o resultado

A quarta edição do Edital Traços contou com 15 lideranças selecionadas, sendo nove no segmento de Ciências Sociais Aplicadas, com foco na área das Ciências Econômicas.

Além disso, outras seis pessoas profissionais foram selecionadas no eixo de Ciências Exatas, com foco em cursos relacionados à Tecnologia. Confira as pessoas selecionadas nesse segmento:

• Aline Santos Martins – Rio de janeiro (RJ);
  • Cédrick Bamba Nsimba – São Carlos (SP);
  • Cristiane Aparecida Lana – Viçosa (MG);
  • Hallison Terra Oliveira da Paz – Salvador (BA);
  • Juliana Cassia de Lima – Betim (MG);
  • Ocante António Ié – Salvador (BA).

Por fim, veja quais foram as nove pessoas que compuseram o segmento de Ciências Sociais Aplicadas, com foco na área das Ciências Econômicas:

• André dos Santos Souza – São Paulo (SP);
  • Gabriela da Silva Ferreira – Campinas (SP);
  • Gabriela Mendes Chaves – Taboão da Serra (SP);
  • Karina Lima Oliveira – Salvador (BA);
  • Lourdimar dos Santos e Silva – São Luís (MA);
  • Pedro Vaz do Nascimento Almeida – São José dos Campos (SP);
  • Renaildes Dórea da Silva de Cintra – Cachoeira (BA);
  • Samuel dos Santos de Paula – Paracambi (RJ);
  • Vitor da Silva Marinho – Belo Horizonte (MG).