Home > Atuação >

Prática de Desenvolvimento Local

A presença no território

Há mais de dez anos, o Galpão ZL marca a presença da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo. O espaço é o centro das ações de prática local, frente que busca o desenvolvimento econômico, urbano e humano desse território. O espaço oferece atividades na área de educação, cultura, esporte e empreendedorismo, com o propósito de contribuir com o crescimento pessoal dos moradores, investindo na sua formação, na geração de renda e na criação de laços potentes para o desenvolvimento do bairro.

Nesse sentido, mais do que um lugar onde a Fundação está presente, o Galpão ZL é um instrumento de prática de desenvolvimento local que busca também fomentar iniciativas para a melhora da qualidade de vida no bairro. Sendo assim, a relação entre a Fundação Tide Setubal e a comunidade do Jardim Lapena se aprofunda e extrapola os muros do Galpão, formando parcerias com o poder público, com a iniciativa privada e com universidades para aprimorar a infraestrutura do bairro.

As ações colocadas em prática no bairro se tornam mais efetivas com a participação dos moradores nos momentos de criação, de articulação e de decisão, fortalecendo sua autonomia. Desse modo, trata-se de um trabalho que reforça os princípios da Fundação Tide Setubal de fazer com a comunidade e não e para a comunidade, com a premissa principal de que o território importa!

Portanto, é no território que nascem iniciativas multissetoriais de soluções urbanas que podem ser sistematizadas como modelo para políticas públicas aplicáveis em outras regiões da cidade com o objetivo de promover a equidade socioespacial.

Da teoria à prática

Confira na página Lupa na Cidade os parâmetros para estruturar projetos integrados de transformação territorial para promoção da equidade socioespacial. A proposta para um conjunto de indicadores representativos para áreas urbanas vulneráveis ocorreu a partir de uma Teoria da Mudança desenvolvida com esse propósito.

Além disso, a Teoria da Mudança funciona como um mecanismo para monitoramento de todas as ações colocadas em prática no bairro. Ou seja, isso ocorre a partir de indicadores em diversas áreas temáticas de desenvolvimento territorial. Por fim, a Fundação coleta bianualmente tais dados.

O trabalho de prática de desenvolvimento local é realizado por meio dos seguintes eixos:

Ícone Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Humano