Quem somos

A Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental e de origem familiar criada em 2006. As periferias urbanas são o foco do trabalho e o bairro de São Miguel Paulista foi o ponto de partida para a atuação. Por isso, a região na zona leste de São Paulo foi onde Tide Setubal realizou ações sociais na década de 1970, inspirando a criação da entidade.

Desse modo, a presença diária da Fundação Tide Setubal nesse território foi construída por meio da escuta e da atuação conjunta e permitiu conhecer e reconhecer uma periferia potente, criativa e com capacidade de renovação e inovação.

Por outro lado, reafirmou que a segregação entre centro e periferia faz com que alguns territórios aglutinem problemas múltiplos e de diversas naturezas. Há um ciclo de concentração das oportunidades sociais e econômicas que aprofunda as desigualdades nas grandes cidades brasileiras.

Para mudar esse jogo, é preciso um movimento articulado e contínuo de ações no território, por isso a Fundação acredita na importância de as periferias serem sujeitas a um planejamento que qualifique as práticas do poder público e potencialize os resultados do investimento social privado e da sociedade civil. Quando se pretende a busca pela equidade, criar sinergias em torno da transformação do território é um passo fundamental.

A atuação da Fundação Tide Setubal busca articular e fomentar oportunidades para quem vive nas periferias, identificar soluções para a redução das desigualdades e promover alternativas que contribuam para a qualidade de vida nos territórios, com a melhora da infraestrutura e dos serviços oferecidos, conectando diferentes atores e gerando modelos que possam ganhar escala e alcançar políticas públicas.

Faz isso de maneira coordenada e colaborativa entre diferentes atores e setores para que estes tenham o território como centro de ação, porque para a Fundação Tide Setubal o TERRITÓRIO IMPORTA! Essas conexões buscam tecer uma rede, interna e externa, orientada pela democracia, diversidade, equidade e colaboração, valores institucionais que alimentam um movimento coletivo de responsabilizar-se pelo outro e de ser em conjunto.