Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Acessibilidade

O acesso à informação é um direito básico para toda e qualquer pessoa. Essa lógica vale para a transparência e para a criação de mecanismos que permitam qualquer indivíduo tê-las disponíveis. Os recursos para permitir que pessoas tenham contato facilitado com informações, sejam de interesse público ou relativas a um grupo específico, devem levar em consideração as limitações às quais esses indivíduos estão submetidos, quaisquer sejam as respectivas dinâmicas – em âmbitos físico, auditivo, visual, cognitivo ou intelectual.

Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Apesar de esse quadro evidenciar a importância que sites acessíveis têm para todos, inclusive pessoas com deficiência, menos de 1% dos espaços eletrônicos é desenvolvido para contemplar as especificidades desse grupo.

A Fundação Tide Setubal considera que o enfrentamento às desigualdades passa pelo acesso pleno à informação, logo, isso diz respeito também à integração de pessoas com deficiência ao ambiente online. Por isso, este site foi desenvolvido em conformidade com a versão 2.1 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), para considerar as necessidades de visitantes que tenham qualquer tipo de deficiência.

Segundo o documento WCAG 2.1, sites acessíveis devem ter como princípios ser perceptível, operável, compreensível e robusto – ou seja, que a codificação do endereço eletrônico permita a interpretação do conteúdo de modo confiável e possibilite rodar as tecnologias assistivas disponíveis. Isso significa que a escolha das cores, a redação dos textos publicados, as descrições das imagens e a programação do site foram desenvolvidas para permitir todas as pessoas, independentemente do tipo de deficiência, a terem acesso pleno ao conteúdo do site.

Os materiais publicados aqui e nas nossas redes sociais são desenvolvidos com base nesse princípio e contam com, entre outras coisas, tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), inserção de legendas em vídeos e descrição de imagens para pessoas com deficiência visual.

Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.